Fugas - restaurantes e bares

Noélia, chef no restaurante Noélia e Jerónimo, em Cabanas de Tavira

Noélia, chef no restaurante Noélia e Jerónimo, em Cabanas de Tavira Melanie Maps

Noélia vai ao Porto e Inês a Lisboa

Por Alexandra Prado Coelho

Quem conhece o foodie Rodrigo Meneses, quer pelos seus programas na televisão (Gosto de Portugal, na 24 Kitchen) ou pelo seu trabalho de curador na Academia Time Out, sabe como ele gosta genuinamente de comer — e, sobretudo, de juntar amigos à volta de uma mesa. E é precisamente isso que ele faz agora no seu novo projecto, Mesas Bohemias, com o qual leva a Lisboa e ao Porto os seus restaurantes favoritos de outras zonas do país.

Nunca foi ao Algarve provar a cozinha da Noélia, em Cabanas de Tavira? Pois agora a Noélia vai estar no Porto e leva com ela a sua muxama de atum, a imperdível canja de amêijoas, o polvo trapalhão com batata doce (e ela vai explicar por que é que tem este nome), a açorda de galinha serrana e as sobremesas com os produtos tipicamente algarvios, da tarte de alfarroba ao pudim de laranja com amêndoa.

Mas os lisboetas não ficam a perder porque já a partir do próximo dia 30 chega à capital a Inês, da Casa Inês, e vem acompanhada por uma deliciosa broa de Avintes, petiscos como as bolinhas de alheira com agridoce de abóbora, sardinhas de escabeche e bacalhau à Gomes de Sá. E, no campeonato do polvo, traz os seus célebres filetes de polvo com arroz do mesmo — “do mesmo animal”, sublinha, com um grande sorriso. Para terminar, como não podia deixar de ser, as tripas à moda do Porto, que “ficam sempre melhores no dia seguinte”, confirma Inês. Para as sobremesas vem outra especialidade que tornou famosa a Casa Inês: a aletria (o segredo está na quantidade de gemas de ovo, ficamos a saber), para além das rabanadas.

Tanto no restaurante D. Afonso O Gordo, em Lisboa, que recebe a Casa Inês entre 30 de Março e 2 de Abril, como no BH Foz, onde se vai instalar a Noélia entre 6 e 9 de Abril, estará Rodrigo Meneses fazendo as apresentações de duas das suas cozinheiras favoritas, como fez na semana passada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, no lançamento das Mesas Bohemias. E, a cada prato, as duas vão contando histórias sobre como é feito e por que é que se tornou um sucesso.

Falta dizer que este é um evento para amantes de cerveja e uma oportunidade para descobrir como as diferentes cervejas Bohemia podem harmonizar com os vários pratos que serão servidos. Para cada prato é proposta uma Bohemia — Puro Malte, Trigo, Original ou Bock — cujo perfil melhor se adapte aos sabores.

“A nossa ideia é aproximar as pessoas da cozinha portuguesa”, diz Rodrigo, sublinhando que pediu às duas chefs para trazerem os seus clássicos e não pratos de autor porque o objectivo é precisamente mostrar o que de mais tradicional se faz com os produtos de cada região.

Para os quatro dias de jantares em cada restaurante é necessário comprar bilhetes, que estarão à venda na Ticketline e custam 30 euros (inclui entrada, três pratos principais, sobremesa café, cerveja e água). Reservas em www.mesasbohemias.pt 

--%>