Fugas - notícias

Depois de Cascais a cozinha nikkei vai chegar a Lisboa

Por Bárbara Wong

Restaurante Waka celebra um ano em Cascais com uma carta renovada. A experiência chega em Julho a Lisboa.

Ceviche e sushi combinam? Os sabores picantes do Peru e o peixe cru japonês têm alguma coisa a ver? Sim, respondem os migrantes japoneses que chegaram ao Peru para trabalhar nas plantações de açúcar há uns séculos; e respondemos nós depois de provarmos a cozinha nikkei, é assim que se chama, no restaurante Waka Cevicheria em Cascais.

Este espaço pequeno, no centro da vila, tem já um ano e para celebrá-lo a carta foi renovada com pratos da autoria dos chefes peruanos Cesar Augusto e Mauricio Gualta. Augusto já antes trabalhara no vizinho Confraria, um restaurante de sushi, que também faz parte do mesmo grupo, conta ao Fugas, revelando que em Julho a experiência chegará a Lisboa. Ao Vela Latina, junto à Torre de Belém.

Os pratos que chegam à mesa são originais e surpreendem o paladar como os três ceviches com peixes crus (19,90 euros) – branco, salmão e atum –, ou o risoto de quinoa de camarão ou salmão (10,90 euros) que é já um sucesso. Ao nosso lado, três clientes habituais, uma delas é uma cara conhecida da televisão, pedem três pratos de risoto.

Nas entradas, é dado destaque ao Cevichipo Chips de peixe branco marinado em pimenta amarela sobre chips de batata doce (5,90 euros), os Temakis de Salmão (5,90 euros) ou Atum Spicy (7,50 euros). Outras sugestões são Tartar Maki de camarão com abacate, pepino e quinoa preta crocante (7,90 euros). A Inka Gyoza tem molho de pimenta amarela e é acompanhada com chips de batata doce (5,90 euros). A tempura de camarão Eby Spicy tem molho picante sobre salada verde (10,90 euros); e o Polvo Olivo é um tartar de polvo em molho de azeitona com chips crocantes (5,90 euros).

Há ainda tiraditos – um prato típico que se diferencia do ceviche pela forma como o peixe é cortado; causitas – outro prato típico (9,90 euros), servido em formato de sushi; e tartars. Os uramakis e os niguiris têm sabores doces ou picantes conforme os ingredientes peruanos introduzidos. É que ao peixe fresco são adicionados produtos como a lima, milho, mandioca, quinoa, variedades de pimentos e batatas. Os produtos são todos portugueses, mas há especiarias que chegam do outro lado do Atlântico, diz o chef.

Para a sobremesa, Cesar Augusto recomenda o Harumaki de banana, chocolate e lucuma (4,90 euros), maravilhoso. Agora, é só esperar por meados de Julho para provar estes e outros sabores em Lisboa, ou então marcar mesa no Waka Cevicheria de Cascais.

Waka Cevicheria
Rua Alexandra Herculano, 96, Cascais
Segunda-feira a domingo: 12h às 15h30; 19h às 24h
Preço médio por pessoa: 20 euros

--%>