Fugas - Viagens

DR

Português bate recorde: é dele a volta ao mundo mais rápida de sempre

Por Fugas

Gil Azevedo, um bancário português a viver no Dubai, estabeleceu um novo recorde do Guinness ao dar a volta ao mundo, através de voos agendados, em 55 horas e 47 minutos.

Há um novo recorde português no Guinness World Records. Trata-se de Gil Azevedo, residente no Dubai, que percorreu o mundo em pouco mais de dois dias utilizando voos atempadamente agendados.

A viagem demorou 55 horas e 47 minutos, e decorreu entre 12 e 14 de Fevereiro. O ponto de partida foi Xangai, na China, onde embarcou num voo rumo a Auckland, Nova Zelândia. Depois seguiu-se a Argentina, nomeadamente a cidade de Buenos Aires e daí apanhou mais um avião para Paris. Da capital francesa partiu para Moscovo de onde regressou ao ponto de partida.

Este feito foi reconhecido como um recorde para o Guinness, visto que ultrapassou o anterior, estabelecido por um monge britânico chamado Michael Bartlett, que, no ano passado, percorreu um itinerário semelhante em 57 horas e 27 minutos.

Como explica o jornal dos Emirados Árabes Unidos The Nation, um dos requisitos para que o recorde fosse estabelecido era passar por dois pontos opostos do globo – neste caso foi Xangai e Buenos Aires – e percorrer, pelo menos, 40 mil quilómetros.

O bancário português explica, ao mesmo jornal, que cada etapa da viagem teve de ser documentada para comprovar o feito. “Em todos os aeroportos e em todos os voos eu tinha de ter testemunhas, e a cada duas horas na viagem eu tinha de tirar fotografias e vídeos. Eu nunca dormi mais do que duas horas”.

Azevedo revela ainda que se inspirou na obra Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne para fazer as malas e tentar bater o recorde. E valeu a pena, segundo o The Nation, que fala em “eco dos exploradores portugueses que conquistaram o Novo Mundo no século XV”. 

--%>