Fugas - restaurantes e bares

Nelson Garrido

Está a chegar a época do Tomate Coração de Boi do Douro

Por Alexandra Prado Coelho

Restaurantes aderem este ano à iniciativa para promover o tomate da região, que inclui um concurso com prova cega.

É apenas o segundo ano, mas a iniciativa destinada a promover o Tomate Coração de Boi do Douro está já a crescer. Este ano, para além do concurso com prova cega de tomates da região que serão avaliados por um júri, a grande novidade é que vários dos melhores restaurantes do Douro aderiram e a segunda quinzena de Agosto será a Quinzena do Tomate.

No DOC (Folgosa), no restaurante do Hotel Six Senses Douro Valley, no Cais da Vila (Vila Real), no Cozinha da Clara (Quinta de La Rosa) e no Toca da Raposa (Ervedosa do Douro) vai ser possível comer Tomate Coração de Boi quer em saladas quer em pratos criados especialmente para tirar o maior partido deste que os organizadores da iniciativa consideram um “produto de excelência” do Douro.

Tudo começou com três amigos: o produtor de vinhos Abílio Tavares da Silva, da Quinta de Foz Torto, o jornalista Edgardo Pacheco e uma ex-jornalista, Celeste Pereira, actualmente à frente da empresa de comunicação Greengrape, ligada ao projecto de animação turística alltodouro.com. Fãs do Tomate Coração de Boi, pensaram qual seria a melhor maneira de lhe dar mais visibilidade e de mostrar que o Douro oferece um dos melhores terroirs para este produto.

No final de Agosto de 2016 organizaram o primeiro concurso, incentivando os produtores de vinho da região a mostrarem quem produz o melhor tomate. Este ano, a segunda edição acontece no dia 18 de Agosto no Cozinha da Clara, o novo restaurante da Quinta de La Rosa, e o júri é presidido por Francisco Pavão, presidente da Comissão Vitivinícola de Trás-os-Montes, e inclui chefs de cozinha como Miguel Castro e Silva, Vítor Sobral, Pedro Cardoso e Leopoldo Garcia Calhau, enólogos e pessoas ligadas à área da gastronomia, como Luís Soares Duarte, Jorge Raiado e Ana Paula Silva, e o crítico de gastronomia da Fugas, José Augusto Moreira.

No final da prova, no restaurante Cozinha de Clara, e depois do anúncio dos vencedores, realiza-se um jantar volante que parte de uma pergunta/provocação: será o Douro o melhor terroir para o Tomate Coração de Boi? A ajudar a perceber o que torna este produto particular estará Ana Paula Silva, membro do júri e investigadora da Universidade de Trás-os-Montes. E também o jornalista Fernando Melo, que irá falar sobre “Tomate e Vinho – Uma Dupla Revelação”.

No dia seguinte, 19, a partir das 17h, o tomate volta a dar-se à prova, desta vez numa capela barroca. A iniciativa integra-se no Ciclo Capella (que decorre entre 19 de Agosto e 16 de Setembro), na Capela de Arroios, aldeia nos arredores de Vila Real.Aí, Edgardo Pacheco, Francisco Pavão e Jorge Raiado vão mostrar como se pode combinar o Coração de Boi com diferentes perfis de azeite. A seguir abre-se o Mercadinho da Capella, com vários produtos hortícolas da região e diversos parceiros. À venda estará, claro, muito Tomate Coração de Boi.

A organização do Concurso Tomate Coração de Boi pretende que o final de Agosto passe a ser altura de uma “verdadeira festa do tomate, a anteceder o período forte do Douro que são as vindimas”. O objectivo é “aumentar a atractividade do Douro, valorizando outros produtos para além do vinho”. 

--%>