Fugas - restaurantes e bares

  • Sara Matos
  • Sara Matos

“Bienvenidos a España!”

Por Luís J. Santos ,

Passe a porta. Adiante o relógio. Já está: chegou a Espanha. E, porém, está a dois passos do centro de Lisboa. La Hora Española acaba de abrir portas para mostrar o que é uma taberna genuinamente espanhola e, para mais, com alma de flamenco.
Quando passaram a fronteira, uma transparente porta de vidro, Filipa e David, ambos na casa dos 30, ela portuguesa, ele espanhol - casal a viver em Madrid e entretanto a passar uns dias de férias por Lisboa -, abriram a boca de espanto. E não foi apenas pelo grande relógio para onde os primeiros olhares se deslocaram, pela amabilidade da recepção ("están en vuestra casa"), pelas paredes decoradas a ícones espanhóis ou sequer pelo aconchego do espaço, amplo, arejado, astutamente iluminado, inteiramente sólido com o seu chão de pedra e arcadas também a pedra debruadas.

É que, subitamente, entre a Lapa e Santos, entre um copo de Rioja e uma fatia de "queso manchego", Filipa e David sentiram-se novamente em Espanha - e em Espanha, mesmo. Melhor: do outro lado do balcão, outro casal luso-espanhol, os donos desta taberna, Francisco Carvajal e Ana Carmo. E, como se fossem precisos mais sinais, Filipa e David conheciam até muito bem uma certa taberna madrilena chamada Vidales e até o próprio Carvajal. E este também tinha a certeza de já ter visto aqueles dois noutras noites mais "calientes". Tudo isto poderia até ser fado se, aqui, local novo mas onde já se sentem muitas histórias, coincidências e conversas pela noite dentro, a música rainha não fosse outra, igualmente sob o signo do destino, o flamenco.

La Hora Española, que além do serviço de bar & tapas tem também um espaço de mercearia, abriu há pouco mais de um mês, criando uma nova "embaixada" de Espanha. Atente-se em dois grandes pormenores: o tal relógio à entrada, que até veio de uma estação de comboios histórica de Madrid, está ali para dar as horas pelo fuso horário espanhol (sim, é só mais uma hora, mas o que importa é a intenção); e, atrás do balcão, o grande quadro que anuncia petiscos e preços está escrito no mais puro castelhano...

O senhor de ambas as tabernas, Carvajal, conta-nos que La Hora quer ser "um espaço de referências culturais populares espanholas", tão dedicado à comunidade castelhana residente como a todos os portugueses "que não tenham problemas em passar a fronteira e divertir-se", explica, com um sorriso e frontalidade que parecem acompanhá-lo sempre enquanto recebe os clientes. É evidente que este saber não nasceu ontem. É que Carvajal, além da Vidales, tem mais que se lhe diga: por exemplo, dirigiu teatros por Madrid e por Lisboa esteve, em 2008, na organização do primeiro Festival do Flamenco alfacinha.

Aliás, embora espanhola até à medula, a taberna é resultado vivo de uma verdadeira união ibérica e muito familiar. Enquanto Carvajal está em Lisboa e divulga a sua cultura, Ana, que viveu os últimos anos em Madrid, continua a deslocar-se à capital espanhola para realizar um programa na rádio do Círculo de Belas Artes onde se dedica a divulgar a cultura e música portuguesas. Justo, "verdad"? A razão que levou o casal a mudar-se para Lisboa foi, curiosamente, futebolística: um filho de Carvajal, embora pelos doze aninhos, parece ser um futuro Cristiano Ronaldo e o Sporting já o captou para a sua academia de potenciais artistas da bola. E não é que por coincidência, no rescaldo do convite leonino, alguém lhes liga a dizer que estava vaga esta casa, antes uma galeria de arte, que parecia feita à medida de uma taberna à medida deles? Lá estão outra vez as coincidências a trabalhar. É que nem foi preciso alterar nada por aqui e, porém, parece mesmo que foi construído para ser La Hora, que se limita a dividir-se numa zona de quatro mesas e um robusto balcão com seus bancos a preceito. O resto é espaço para o que der e vier, seja um concerto íntimo ou até uns passos de dança.

Nome
La Hora Española
Local
Lisboa, Santo Condestável, Calçada Marquês de Abrantes, 58/60 (Santos)
Telefone
213971290
Horarios
Terça a Sábado das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 00:00
Website
http://lahoraespanola.blogspot.com
--%>