Fugas - restaurantes e bares

  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz
  • Dário Cruz

Dois Charles esperam evolução à mesa

Por Fortunato da Câmara ,

O Darwin's Café fica no Centro de Investigação da Fundação Champalimaud, na frente ribeirinha de Belém. Ou seja, num lugar privilegiado de Lisboa. O menu, no entanto, apesar de conter propostas interessantes, ainda precisa de crescer um pouco e de corrigir algumas falhas.

A arquitectura tem uma inusitada similitude com a cozinha. Ambas requerem rigor e dedicação e podem ser marcantes quando triunfam ou falham nos seus objectivos. Se uma obra mal projectada se arrisca a perpetuar um erro diante dos olhos, a cozinha parece efémera na boca, mas tem o condão de tornar indeléveis as memórias de um prato. A possibilidade de conjugar o melhor destas duas artes deve ser um desafio estimulante. É o que se espera de um espaço como o Darwin´s Café, aberto desde Fevereiro de 2011 no Centro de Investigação da Fundação Champalimaud, junto ao passeio marítimo do eixo Belém-Algés.

A construção de um lugar dedicado à pesquisa médica "para o Desconhecido", expressão que também é utilizada para designar o centro, é um propósito meritório que desde logo se define como ambicioso do ponto de vista conceptual. Os dois volumes gizados pelo octogenário arquitecto indo-goês Charles Correa transmitem uma sensação de grandeza e ao mesmo tempo de tranquilidade. Tanto o edifício principal, onde ficam os laboratórios e a biblioteca, como o edifício da administração, que contém um auditório e o restaurante, exibem uma elegância que acrescenta paisagem à frente ribeirinha. Entre os dois corpos, um passeio em rampa ilusoriamente apontado ao céu convida-nos a assomar até ao fim da inclinação onde a foz do Tejo nos indica o mar como infinito - no fundo, outro caminho possível para o desconhecido. Um pequeno exercício contemplativo antes de se partir à descoberta do restaurante Darwin's Café.

O rasgo arquitectónico de Charles Correa prolonga-se ao entrarmos no salão de refeições, com as vidraças em fundo a transformarem a paisagem exterior num postal vivo que forra a transparência da quarta parede do espaço. Uma primeira área de acolhimento recria ao de leve um gabinete privado, com grandes poltronas acolchoadas em pele e uns livros antigos a induzirem um ambiente de estudo, quiçá semelhante ao de outro Charles; Darwin, autor da teoria da evolução das espécies. A obra do naturalista inglês serve de leitmotiv para a inspirada decoração que a Lanidor criou ao ficar com a gestão do espaço. Citações do investigador, um painel grandioso com ilustrações de peixes e borboletas, a simulação de uma biblioteca num dos extremos e outros pormenores estilísticos compõem um cenário envolvente. Ainda assim, a sala apresenta-se um pouco intimidante, esmagando-nos com as suas proporções.

O menu não se apresenta tão inebriante como a ambiência, com a oferta de almoço a ser praticamente igual à de jantar, mas a ser variada e com propostas geradoras de consensos, como a secção de massas (de 12,50 euros a 14,50 euros) e a de risottos (de 13 euros a 14,50 euros), além de estarem também presentes como guarnição de peixes e carnes. O único traço irreverente é um inusitado trio de pratos anunciados como "Brás de..." - de facto, um passo em direcção "ao desconhecido". Deve ser um exercício difícil explicar a um cliente, sobretudo estrangeiro e desconhecedor da cozinha tradicional (de frequência mais que provável), que determinado prato é uma espécie de "bacalhau à Brás", que nem figura na ementa, mas sem bacalhau! Um prato de autor identificado, amputado do seu principal ingrediente, é um pouco estranho, tal como o é tentar fazer omoletas sem ovos. Um uso desnecessário do apelido Brás em pratos que deviam viver pelo que são, sem apêndices que remetem para memórias gustativas erradas.

Nome
Darwin's Café
Local
Lisboa, Santa Maria de Belém, Avenida Brasília, Ala B - Centro de Investigação Fundação Champalimaud
Telefone
210480222
Horarios
Segunda das 12:30 às 15:30
Terça a Domingo das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 23:00
Website
http://www.darwincafe.com
Preço
35€
Cozinha
Portuguesa Contemporânea
--%>