Fugas - dicas dos leitores

São Paulo

São Paulo Daniel Rocha

As 5 coisas de que eu mais gosto em São Paulo

Por Luciana Trajano Rodrigues

Luciana Trajano Rodrigues, 34 anos, publicitária e pedagoga. Nascida e criada em Franca, interior de São Paulo, mora em São Paulo há 15 anos.

1.
As bicicletas

Explore a cidade de bicicleta, alugue as bikes do Banco Itaú ou Bradesco mesmo, espalhadas pela cidade (mobilicidade.com.br/bikesampa). No domingo, desfrute o circuito que une a cidade de parque em parque, num projecto conhecido como ciclofaixas (ciclofaixa.com.br/circuitos).

2.
Parque Ibirapuera

Reserve um tempo para o Parque Ibirapuera, o mais famoso da cidade. Além de lindo, o Ibira, como é conhecido pelos locais, tem um belo lago rodeado de muito verde e uma trilha de terra batida que percorre toda a periferia do parque beirando sua cerca, um alívio aos pulmões, uma sensação de estar fora da selva de cimento. O parque ainda oferece uma extensa programação artística e cultural, com cinco prédios assinados por Oscar Niemeyer: o Pavilhão Cicillo Matarazzo (actual Pavilhão da Bienal de São Paulo), o Museu de Arte Contemporânea e a Grande Marquise (onde sempre há um espectáculo de malabarismo das tribos locais de skate e patins), o Museu Afro Brasil, a Oca e o elegante Auditório Ibirapuera. Termine o passeio nos Jardins, bairro das boutiques de luxo da Rua Oscar Freire, a uns 15 minutos de bike do Ibirapuera, com um delicioso açaí tipo A (com menos adição de açúcar) com banana e granola da Frutaria São Paulo (frutariasaopaulo.com.br); ou ainda com uma opção bem menos light, mas tipicamente brasileira, regada de boas caipirinhas (recomendo a de morango com caju) e deliciosa comida no restaurante Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano, minha irmã querida.

3.
Tanta cultura

Apesar da grande riqueza gastronómica paulistana, o meu alimento na cidade é a cultura, então sigo o cardápio do tema com uma excursão, ainda no bairro, à Livraria Cultura do Conjunto Nacional (livrariacultura.com.br), com milhares de livros, discos, vinis e a mais completa selecção de revistas nacionais e importadas. O espaço tem um delicioso café, às vezes meio lotado, mas fila em SP é paisagem. A livraria ainda conta com o teatro Eva Herz, com excelente programação. Sugiro checar se A Alma Imoral está em cartaz, pois de tempos em tempos a peça retorna à casa e é imperdível, eu mesma já assisti seis vezes. Termine o programa no bar-restaurante Spot (restaurantespot.com.br), um clássico na Paulista, com uma frequência descolada e moderna, local de bons drinques e pratos simples e muito bem feitos.

4.
Pinacoteca

Outra sugestão fica no centro da cidade: a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa, que ficam em frente e ao lado da estação da Luz, respectivamente (lindos por sinal, tanto os museus como a estação). A Pinacoteca é magnífica e sempre tem maravilhosas exposições, não perco uma. Já ao Museu da Língua Portuguesa não vou com a mesma frequência, mas vale a visita, e recentemente fui à exposição do Cazuza, que estava muito bacana. Estenda o passeio no Bar da Dona Onça, instalado sob os pés do mítico edifício Copan, também assinado por Niemeyer: um lugar para comer e beber muito bem.

5.
Vila Madalena

Termine o menu cultural na Vila Madalena, bairro boémio da cidade, numa galeria de grafite a céu aberto conhecida como Beco do Batman, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque. Aproveite o passeio para conhecer a Tag and Juice, logo ao lado do Beco (tagandjuice.com.br), loja dedicada à cultura urbana, com um delicioso espaço para happy hour, onde o final da tarde do sábado costuma ser sempre divertido.

--%>