Fugas - notícias

Património e turismo de Évora em aplicação móvel renovada

Por Lusa

O património, a oferta turística e informações úteis de Évora estão agora disponíveis numa nova versão do 'Eborae Guide Tour'.

A aplicação, concebida para "smartphones" e "tablets" das plataformas Android e iOS, foi criada pela empresa AlentApp, instalada no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, e pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora.

Tudo o que um turista ou habitante necessitam para "descobrir" a cidade "está concentrado na aplicação", pelo que "não é necessário andar com um mapa, com um guia e, depois, com mais um livro ou um guia gastronómico", resumiu à agência Lusa Miguel Romão, da AlentApp.

"A aplicação reúne toda a informação sobre o património e dá ainda ao utilizador informações sobre os restaurantes, hotéis e comércio da cidade", assim como "sobre qual é a farmácia de serviço, o posto de turismo, a PSP, rodoviária ou táxis", explicou.

O Eborae Guide Tour, apoiado pela câmara municipal, foi lançado no ano passado, mas, esta quarta-feira, vai ser apresentada uma nova versão, agora em colaboração com a Turismo do Alentejo.

"Para esta versão 2.0, mudámos todo o grafismo e temos mais monumentos disponíveis, assim como mais informação", realçou Miguel Romão, referindo que a aplicação está "sempre em aberto", pelo que pode ir incorporando novos dados.

Agora, a "app" Eborae Guide Tour reúne um total de 28 monumentos da cidade, como a Igreja de S. Francisco, Capela dos Ossos, Templo Romano, Colégio do Espírito Santo, Biblioteca Pública, Aqueduto, Janela de Garcia de Resende, Termas Romanas, Judiaria, Mouraria, Sé, Muralhas, Praça do Giraldo, Jardim Público, Teatro Garcia de Resende ou Museu.

O utilizador, através da aplicação, "obtém informação sobre os diversos monumentos, graças a textos com dados históricos da autoria do CIDEHUS e a fotografias, atuais e antigas", afirmou Miguel Romão.

"Existe também a possibilidade de, mediante coordenadas GPS, podermos ter indicação do caminho mais rápido para cada monumento, evitando a utilização do mapa em papel e optando pelo 'smartphone' ou 'tablet' com o Eborae Guide Tour instalado", acrescentou.

A aplicação móvel, apresentada esta terça-feira em Évora, na Fundação Eugénio de Almeida, suporta seis idiomas (português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano) e permite ainda a consulta da agenda cultural de Évora.

App Eborae (gratuita): Android - Loja Google | iOS - Loja Apple

--%>