Fugas - notícias

  • Livraria Lello
    Livraria Lello Nelson Garrido
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Nelson Garrido
  • Livraria Lello  - foto de  Aurélio da Paz dos Reis na inauguração da livraria em 1906
    Livraria Lello - foto de Aurélio da Paz dos Reis na inauguração da livraria em 1906 DR
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Nelson Garrido
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Nelson Garrido
  • Livraria Lello -  Debandada, concerto de Osso Vaidoso - Ana Deus ,Livraria Lello -  Debandada, concerto de Osso Vaidoso - Ana Deus
    Livraria Lello - Debandada, concerto de Osso Vaidoso - Ana Deus ,Livraria Lello - Debandada, concerto de Osso Vaidoso - Ana Deus Manuel Roberto
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Ana Maria Coelho / PUBLICO
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Ana Maria Coelho / PUBLICO
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Ana Maria Coelho / PUBLICO
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Marco Duarte
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Diogo Baptista
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Fernando Veludo / NFACTOS
  • Livraria Lello
    Livraria Lello Fernando Veludo / NFACTOS
  • 13 de Março 2020, a poucos dias de Portugal parar, pessoas nas Filas para entrarem na Livraria Lello
    13 de Março 2020, a poucos dias de Portugal parar, pessoas nas Filas para entrarem na Livraria Lello Paulo Pimenta
  • Outubro 2019, a Lello num roteiro literário pelo Porto
    Outubro 2019, a Lello num roteiro literário pelo Porto Anna Costa / Publico

Lello inicia venda de entradas com dia de festa

Por Patrícia Carvalho

A partir desta quinta-feira, os visitantes pagarão 3 euros para entrar e os clientes adquirem um Cartão Amigo por 10 euros. Tudo pode ser descontado na compra de livros.

A partir desta quinta-feira, os visitantes que queiram conhecer por dentro a Livraria Lello, no Porto, têm de pagar bilhete. Os compradores também terão acesso pago, embora haja “umas largas centenas” de clientes mais fiéis que irão receber um Cartão Amigo de forma gratuita e sem validade. A mudança será assinalada com um conjunto de actividades culturais que começam às 10h e se estendem até à meia-noite.

O privilégio de entrar de forma gratuita na Lello, já repetidamente distinguida como uma das mais bonitas do mundo, vai ser garantido apenas aos verdadeiros “amigos” da livraria. Para eles – clientes fiéis escolhidos pelos responsáveis da loja – está à espera um Cartão Amigo especial, que lhe será entregue caso compareçam já na festa marcada para esta quinta-feira ou nos dias seguintes, no caso de não poderem estar presente no dia 23. Os restantes clientes (novos ou mais antigos, mas esporádicos) terão de adquirir, no novo centro de acolhimento, em frente ao estabelecimento, um cartão “Amigo Livraria Lello”, que tem um custo de 10 euros, o prazo de um ano e é extensível à família do portador, até ao máximo de quatro elementos.

O custo do cartão é totalmente descontado na compra de livros e o mesmo acontece com os bilhetes de três euros, que serão vendidos aos que se identifiquem como meros visitantes. Se estes estiverem em grupo, podem agregar todas as entradas em apenas uma compra, caso o desejem.

Com quatro a cinco mil visitantes por dia, nos períodos mais intensos – os dois números foram avançados, nos últimos dias, por responsáveis da Lello – a livraria procura, com as entradas pagas, criar “mais tempo, mais espaço e mais livros” para quem procura o local para mais do que deliciar-se com a escadaria, as madeiras trabalhadas e os vitrais do interior. O novo “modelo de relacionamento” com quem visita a Lello será celebrado, esta quinta-feira, com uma festa que inclui a distribuição de balões e muita animação.

Ao longo de todo o dia, e sempre à hora certa, com excepção das 13h, as 14h e as 20h, vai haver algo a acontecer na Lello – performances, música ou dança. Excepcionalmente, a livraria estará aberta até à meia-noite, com a presença de toda a equipa, incluindo a administração.

Se pretende passar por lá não tente entrar directamente na Lello. Atravesse a rua e dirija-se ao Centro de Acolhimento, instalado na escultura Shelter, da artista plástica Gabriela Gomes. Aí poderá adquirir a entrada que mais lhe convém ou, se for o caso, deixar bagagens ou tudo o que atrapalhe uma visita mais leve entre as estantes e mesas da livraria. No mesmo local deverão entregar-lhe também um guia com informações sobre a Lello.

Lá dentro, delicie-se com a arquitectura, a decoração e os livros. Também irá encontrar uma gama de produtos alusivos à loja, mas se está a pensar trocar o seu bilhete por um marcador de livros ou um íman de frigorífico, não pode ser. Na Lello, o produto principal é o livro e só por livros poderá trocar o valor pago para entrar.

--%>