Fugas - restaurantes e bares

  • Bruno Lisita
  • Bruno Lisita

Até a madame pode picar com vista para o Tejo

Por Mara Gonçalves ,

É fim de tarde de fim de Verão e a luz de Lisboa derrama-se indolente sobre o Tejo, põe-se aquela neblina tépida e fosca que empalidece o rio além Ponte 25 de Abril e convida (ainda mais) à contemplação. Aqui sentados, entre um petisco e um cocktail, é no Tejo que o olhar invariavelmente se perde e a mente tende a divagar, as conversas interrompem-se de silêncios meditativos. A esplanada vai-se enchendo de turistas estrangeiros mas mal damos por eles, cada um mergulhado no seu Tejo.

Nos últimos anos, Lisboa tem ganho miradouros de comes e bebes em cada terraço e o Madame Petisca — no topo do Hotel Monte Belvedere, altaneiro sobre o miradouro de Santa Catarina — vem aumentar a oferta de perspectivas sobre o perfil da cidade e de gastronomias à mesa. Lá fora, compõe-se um retalho de telhados antigos e prédios modernos, entrevê-se a varanda do miradouro do Adamastor ao nosso lado (a estátua escondida atrás do edifício), sobressaem da paisagem urbana a torre da antiga Central Telegráfica e Telefónica de Lisboa ali em baixo, a nova sede da EDP mesmo à nossa frente, as gruas de Alcântara para a direita e a cúpula da Basílica da Estrela já no cimo da Lapa. Mas é no rio que o olhar se magnetiza, no Cristo Rei da outra margem, na ponte que se desenha no horizonte.

A vista fala por si e é predicado suficiente para uma visita, até porque um postal ilustrado de Lisboa nunca cansa. As paredes de vidro e as mesas — baixas para a margem do Tejo e altas na parede oposta — garantem que ele nunca sai de cena. No entanto, a panorâmica não é jóia única desta madame. Como o nome indica, aqui quem manda é o petisco. A oferta, delineada pela chef Patrícia Rego, baseia-se na gastronomia portuguesa para “depois transformá-la um bocadinho”, fugindo à “cozinha totalmente tradicional”, conta Vera Pontes, responsável pelo espaço.

Na ementa, que terá alterações em breve para se adaptar aos dias de Inverno, destacam-se os lombinhos de porco com ginja, os folhados de queijo de cabra e de cebola roxa, o tornedó de rabo de boi com molho de alperce ou as vieiras gratinadas, numa carta que se divide entre petiscos vegetarianos, de peixe e de carne. Para acompanhar, há aros de cebola frita, banana-pão frita ou cascas de batata, entre outros — e a finalizar uma lista de sobremesas que vão desde a tarte de “bananoffee” à delícia de chocolate merengada, passando pelos gelados caseiros de baunilha, biscoito ou café.

Até há pouco tempo, funcionava aqui o restaurante da guesthouse Monte Belvedere — agora hotel — “num serviço personalizado para os clientes, com um menu de degustação”. Em Maio, o grupo Shiadu decidiu tornar o espaço independente (se se subir pelo elevador da entrada nem se chega a entrar na unidade hoteleira propriamente dita) e abri-lo ao público em geral, num conceito “mais simplista”, onde cada pessoa se pode “sentir em casa”. “Até a madame pode vir para o nosso espaço petiscar e estar à vontade”, ri-se Vera, indicando que gracejo semelhante terá estado na origem do nome.

O chão em deck de madeira, os vasos de oliveiras e as cadeiras em metal colorido, de ar vintage no interior e desdobráveis no exterior, procuram dar-lhe esse tom descontraído. Já os pequenos frascos com flores pelas mesas, oferecidos por Ana Robert, bisneta dos primeiros proprietários do prédio dos inícios do século XIX, dão-lhe o toque de história: terão sido recipientes dos perfumes produzidos na cave do edifício cor de tijolo.

À nossa mesa, as fragrâncias de outros tempos são substituídas pelo odor dos lombinhos com ginja, regados com o cocktail da casa (feito à base de gin, frutos vermelhos, hortelã, lima e água gaseificada) e, sob o calor ameno de final de tarde, deixamo-nos ficar por momentos, numa despedida antecipada aos ares de Verão.Madame petisca

Nome
Madame Petisca
Local
Lisboa, Santa Catarina, Rua de Santa Catarina, 17, (Hotel Monte Belvedere)
Telefone
915150860
Horarios
Todos os dias das 16:00 às 00:00
Website
http://www.madamepetisca.pt/
--%>