Fugas - restaurantes e bares

Bruno Lisita

Mr. Lu, de Shangdon para Arroios

Por Alexandra Prado Coelho ,

Sorridente e simpático, Zhiaming Lu quer explicar os seus pratos, mas não fala português. É, por isso, com a ajuda de uma das empregadas do seu restaurante, Mr. Lu, que vamos tentando perceber o que caracteriza os sabores e ingredientes desta cozinha da região de Shandong, no Nordeste. Também conhecida como cozinha Lu, esta é uma das Oito Tradições Culinárias da China, que correspondem a regiões gastronómicas demarcadas. Dentro destas, a de Shandong está entre as quatro mais influentes.

Abrimos a carta e vamos percorrendo a longa lista de pratos. “Perna de rã”, aponta a mulher do senhor Lu, com um sorriso. Muito típicos deste género de cozinha são os peixes e o marisco porque Shandong é uma zona costeira. Não é de estranhar, portanto, que o prato mais emblemático do Mr. Lu seja um peixe agridoce (em Portugal usam o robalo), com uma sofisticada apresentação – vem arqueado, com a cabeça e o rabo levantados e a carne disposta em lâminas, como se se tivesse arrepiado. Para inspirar os clientes, há até uma fotografia sobre o balcão do restaurante.

“O peixe à nossa moda vem inteiro”, traduz a rapariga. Lu aponta já para outros pratos da lista, para dizer que o cabrito assado com cominhos também é muito típico, assim como o caranguejo picante. “Muitos destes pratos são criados pelo Mr. Lu”, diz a nossa tradutora, mostrando como exemplo o inhame na chapa quente. Há, aliás, vários pratos que são cozinhados nesta chapa quente que “cheira muito bem”, segundo explica, com gestos elucidativos, a mulher de Lu.

Muito características também desta cozinha são as sopas, que neste restaurante se chamam ensopados: há lombo de vaca ensopado com tomate, lombo de carneiro ensopado com nabos, frango ensopado com cogumelos chineses. “Não são picantes”, sublinha a mulher do senhor Lu. Esta é uma das principais diferenças entre a cozinha de Shangdon e a de Sichuan, por exemplo. Alguns dos pratos de Shangdon podem ser levemente picantes, mas nada que se compare com a intensidade dos da província mais ocidental.

Há também muitos pratos feitos no wok e uma parte da lista só dedicada às espetadinhas – uma especialidade que continua a ser mais pedida pelos chineses do que pelos portugueses. A mulher do cozinheiro mostra, entusiasmada, que têm também muitos pratos vegetarianos e que há cada vez mais casais que chegam ao restaurante e dizem “não carne, não peixe”.

Outra coisa que separa as gastronomias do Norte das do Sul é o facto de as primeiras usarem mais cereais (e daí os pequenos pães chineses que também se podem comer no Mr. Lu), enquanto no Sul é o arroz que domina. Além disso, Shangdon é conhecida pela qualidade do vinagre que produz. Entre as mais de 30 técnicas associadas a este tipo de cozinha, está uma conhecida como “bao”, que significa fritura rápida a temperaturas muito altas, com grandes chamas.

Perguntamos se há uma lista diferente para os chineses e a mulher do senhor Lu vai buscá-la. Apontando para os caracteres chineses, indica os pratos que são pedidos geralmente pela comunidade chinesa e que a maioria dos clientes portugueses nem sabe que existem: rins, coração ou intestinos de porco (a cozinha de Shandong também se caracteriza pelo uso de grande variedade de miudezas), línguas de pato, tofu com “ovo preto” (ovos de pato) ou patas de galinha, sem os ossos e com um molho picante.

A empregada continua a traduzir, com um grande sorriso, explicando que Lu é filho e neto de cozinheiros, dedica-se à cozinha há 30 anos (chegou a Portugal há 12 anos e abriu este restaurante há um ano e meio) e “ganhou um prémio de cozinha na China”.

Depois do sucesso deste espaço aberto em 2014 (aos fins-de-semana é difícil conseguir lugar), Lu e a mulher vão abrir um novo restaurante, não muito longe deste, na zona de Arroios. A lista “vai ter muitos pratos novos criados pelo Mr. Lu”. E aí, entre clássicos e novas criações, os portugueses vão poder aprofundar o seu conhecimento de uma cozinha chinesa mais genuína.

Nome
Mr. Lu
Local
Lisboa, São Jorge de Arroios, Rua António Pedro, 95
Telefone
213520613
Horarios
Todos os dias das 11:00 às 15:00 e das 19:00 às 00:00
Preço
15€
Cozinha
Chinesa
--%>