Fugas - restaurantes e bares

  • Leopoldo Garcia Calhau
    Leopoldo Garcia Calhau Ricardo Campos
  • Sociedade
    Sociedade Ricardo Campos
  • Sociedade
    Sociedade Ricardo Campos
  • Sociedade
    Sociedade Ricardo Campos
  • Sociedade
    Sociedade Ricardo Campos

O Sociedade é uma grande cozinha de família

Por Alexandra Prado Coelho ,

Há cozido de grão ao fim-de-semana e sabores alentejanos (mas não só) todos os dias. O restaurante criado por Leopoldo Garcia Calhau na Parede acaba de celebrar o primeiro aniversário. E esta Sociedade já se tornou a casa de muitos.

O pratinho com queijo fresco de Serpa com azeite, o pão alentejano e as azeitonas galegas servem de boas-vindas. É um detalhe, mas é de muitos detalhes como este que se faz o ambiente do Sociedade, o restaurante que o arquitecto Leopoldo Garcia Calhau abriu há um ano na Parede. Entramos aqui e sentimo-nos em casa – isto é um lugar-comum mas neste caso é inteiramente justo. Há uma arte de saber receber e é dela que se faz este projecto.

Não é um restaurante alentejano, mas tem muito de alentejano este espaço criado por Leopoldo quando, um dia, decidiu que estava cansado da arquitectura e queria finalmente dedicar-se a algo de que gostava desde criança: a cozinha. Procurou um local e acabou por encontrar este, pertencente àquela que é a colectividade mais antiga da Linha de Cascais, a SMUP – Sociedade Musical União Paradense, fundada em 1899 e instalada neste local desde 1938.

“Batia certo”, diz, recordando o peso que as sociedades sempre tinham sempre em qualquer aldeia e as memórias de infância que o transportavam até essa ideia de um local de encontro. “O meu conceito enquadrava-se aqui”.

Foi o próprio Leopoldo quem desenhou o espaço, mesas de tampo de pedra, armários de madeira para arrumar as louças e as garrafas de vinho, livros de cozinha – de receitas, sim, mas também livros sobre restaurantes e outros feitos para quem gosta não apenas de cozinhar mas de pensar a cozinha – empilhados sobre os armários, moldes de sapatos na parede “em homenagem ao meu avô José António Calhau”. À direita de quem entra, o balcão, onde Leopoldo nos recebe, e, ao fundo, a cozinha, de onde o chef João Magro faz sair os pratos de ar apetitoso que vão chegando às mesas.

Quando visitámos o Sociedade estava já a ser preparada a festa do primeiro aniversário, para a qual veio um convidado muito especial: o chef Henrique Mouro, que fez um menu de degustação com cogumelos, juntando-se assim a João Magro, seu discípulo dos tempos do Assinatura.

Desde que nasceu que o Sociedade se constrói destas pequenas cumplicidades. Voltemos, por exemplo, ao queijo de Serpa. Leopoldo explica que passou dois anos a trabalhar, como arquitecto, em Serpa e daí que tenha escolhido este queijo da Queijaria Guilherme, tal como escolheu o pão da Fermentopão, de Beja – antigo cliente seu e a quem pertenceu a balança antiga que agora está no balcão do Sociedade.

O menu – impresso numa folha que os clientes podem levar com eles no final – está dividido em couvert, onde se inclui o tal queijo fresco com azeite (3 euros), enchidos de porco preto e não só (4,5 euros) ou queijo manchego (6 euros). Depois passamos à secção “Para Começar”, que inclui, entre outras coisas, ovos e espargos verdes, ovos e farinheira (ambos a 6,5), ratatouille e ovo (7,50), escabeche de pato (9 euros) ou bacalhau, pão e poejos (9,5), ou seja, migas de bacalhau.

Em “Sem Espinhas e Sem Osso” podemos escolher pratos maiores (embora as doses do Para Começar sejam generosas), como a feijoada de chocos (13,50), bacalhau com aipo e espargos verdes (13,20), polvo, batata-doce e coentros (14,90), peixe-espada preto, arroz negro e banana (13,80), espadarte, xerém e coentros (13). Ou, para pratos de carne, bochechas de porco preto, batata e marmelo (13), leitão, batata-doce e abacaxi (13,50) ou pato, arroz e outras coisas (13 euros). E ainda aquele que, neste primeiro ano de vida, se tornou um símbolo da casa: o Bitoque da Sociedade (9,95).

Nome
Sociedade
Local
Cascais, Parede, Rua Marquês de Pombal, 319
Telefone
215936722
Horarios
Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 12:15 às 15:00 e das 19:15 às 23:00
e Sexta-feira das 12:14 às 15:00 e das 19:15 às 00:30
e Sábado das 13:00 às 16:00 e das 19:15 às 00:30
e Domingo das 13:00 às 16:00
Website
http://www.sociedadecaferestaurante.pt/
Preço
20€
Cozinha
Autor
--%>