Fugas - restaurantes e bares

  • Chef André Lança Cordeiro.
    Chef André Lança Cordeiro. DR
  • Restaurante Ânfora
    Restaurante Ânfora DR
  • Restaurante Ânfora
    Restaurante Ânfora DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • Hotel Palácio do Governador
    Hotel Palácio do Governador DR
  • Hotel Palácio do Governador
    Hotel Palácio do Governador DR
  • Hotel Palácio do Governador
    Hotel Palácio do Governador DR

Já fomos almoçar ao Palácio do Governador

Por Alexandra Prado Coelho ,

Lisboa tem novo hotel de cinco estrelas em Belém e também novo restaurante, o Ânfora. Fomos provar algumas das especialidades do chef André Lança Cordeiro.

À entrada do Palácio do Governador, pertencente ao grupo NAU, vemos, de ambos os lados, as salgadeiras usadas desde o tempo dos romanos para secar peixe e fazer, com as tripas deste, o garum, molho que na época era célebre e muito apreciado por todo o Mediterrâneo.

Quando começaram as obras para recuperar aquele que foi, a partir do século XVIII, o palácio do governador da Torre de Belém, descobriram-se, por baixo, muitos vestígios romanos entre os quais estas salgadeiras, mas também o tecto de arcos em tijolo que podemos ver na sala do restaurante Ânfora – nome que vem, claro, das várias ânforas que aqui foram encontradas.

É para conhecer o Ânfora que aqui estamos. Na cozinha do novo espaço está o chef André Lança Cordeiro, 35 anos, que começou na 2780 Taberna, em Oeiras, antes de partir para França onde passou por restaurantes como o Relais Louis XIII (duas estrelas Michelin), o Lapérouse e o Au Comte de Gascogne. O último local onde trabalhou como chef executivo, e de onde saiu na sequência do convite para regressar a Portugal, foi a Clinique La Prairie, em Montreux, Suíça.

Aqui em Belém, num espaço decorado por Nini Andrade Silva e inspirado pelas Descobertas e pela Companhia das Índias (a louça, toda em azul e branco foi feita especialmente pela Vista Alegre), André Lança Cordeiro apresenta a sua cozinha de autor, resultado desses anos de aprendizagem das técnicas da alta cozinha francesa.

A refeição começou com um amuse bouche que era uma divertida “club sanduíche” feita com lavagante e acompanhada por uma deliciosa emulsão da bisque (caldo). A seguir, o chef apresentou lulas servidas como uma carbonara, com gema de ovo confitada, e aipo e maçã Granny Smith a cortarem a generosidade do prato com uns toques de acidez.

Como prato de peixe, André trouxe à mesa um linguado recheado de espinafres e cogumelos, umas excelentes batatas cozinhadas num caldo de galinha com manteiga e com um leve sabor fumado e salgado dado por ovas de arenque, tudo acompanhado por um molho feito com as espinhas do linguado, natas e espumante.

Por fim, veio o prato de carne, um cordeiro de leite confitado durante sete horas, com puré de salsifis, topinambur, pastinaca (também chamada de cherovia) e cenoura baby, queijo de cabra, e ainda uma tâmara medjool recheada com limão confitado, numa sucessão de sabores contrastantes mas que funcionam harmoniosamente.

As sobremesas mantiveram o mesmo nível – elevado – de toda a refeição. Primeiro foi apresentado chocolate 70% com biscoito areado, avelãs crocantes e sorbet de pera. E, para terminar, uma belíssima esfera crocante recheada de texturas de frutos vermelhos.

O Palácio do Governador (que tem também um spa com 1200 metros quadrados) e o seu restaurante estão em regime de soft opening desde há algumas semanas. A opção foi ter uma carta curta, que muda a cada estação, composta por quatro entradas, três pratos de peixe, dois de carne e quatro sobremesas. Vai haver também menus especiais para Natal (noite de 24 e almoço de 25) e Fim do Ano (jantar de 31 de Dezembro e brunch de 1 de Janeiro).

Nome
Restaurante Ânfora
Local
Lisboa, Santa Maria de Belém, Rua Bartolomeu Dias, 117
Telefone
212467800
Horarios
Todos os dias das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:00
Website
http://www.nauhotels.com/
Preço
45€
Cozinha
Autor
--%>