Fugas - restaurantes e bares

  • Guilherme Marques
  • Guilherme Marques
  • Guilherme Marques
  • Guilherme Marques
  • Guilherme Marques
  • Guilherme Marques
  • Guilherme Marques

Quando os chás casam com os cocktails

Por Luís J. Santos ,

'Tea cocktail bar'? O Double9, no renascido hotel Mercy, quer conquistar Lisboa com duplos sentidos e uma carta onde chás e cocktails vivem em união.

Uma linha luminosa percorre sinuosamente o tecto. Os jogos de luzes vão criando recantos intimistas na sala, marcada pelo balcão de bar e pelo longo sofá que acompanha quase toda a parede. Entre os pequenos luxos decorativos e colunas ou parede descarnada ficam os sinais de que este não quer ser “um bar de hotel tradicional”, como nos prometerá Kiko Pericoli, um dos mentores deste novíssimo bar na zona Chiado-Bairro Alto, o Double9, pertencente ao Hotel Mercy — que, embora de portas abertas desde 2012, mudou de rede hoteleira, passando para a francesa 9Hotels, tendo-se reinventado e reapresentado recentemente. O espaço de bar, que tem uma vida autónoma do hotel, também aproveitou para se reinventar e convida-nos agora à experiência de um “tea cocktail bar”, onde tudo anda à volta dessa união entre chás e cocktails.

“I’m a pervert but in a romantic way” (sou, digamos, um pervertido mas de uma forma romântica), lê-se numa prateleira da biblioteca ao nosso lado enquanto o ambiente de fim de tarde é embalado pela voz de Sade Adu. À nossa frente, o cocktail da casa, um bom (e, por sinal, docinho) exemplo do que se pode esperar: este DoubleNine em taça de pé alto é uma “infusão de limão a frio com xarope de chá de baunilha, natas, gin, redução de manga com espuma de avelã”. Cocktail gourmet, portanto — e como este há mais 17 na carta.

A palavra mágica aqui, como já sabemos, é mesmo chá. O truque está todo na fusão e, no caso da própria criação do bar, também na fusão de forças e conhecimentos: não só de Kiko (bartender italiano que vive há muitos anos em Portugal e dirige a Liquid Consulting, consultora especializada na implementação de bares), como de Rodrigo Silva (da Normajean, agência de comunicação que desenvolveu o conceito criativo e dinamiza o espaço e que, para mais, é responsável por projectos como o do vizinho O Purista, bar-barbearia de sucesso) e Nuno Mendes (precisamente d’ O Purista).

“Há uma tendência mundial para o desenvolvimento de tea bars e há outra que nos leva para os cocktails de autor. Logo juntamos as duas”, diz-nos Kiko, que antes de se mudar para Portugal viajou pelo mundo seguindo a rota dos cocktails (particularmente da Red Bull Bartender Academy, que fundou). “Queremos oferecer toda uma experiência, não só de beber, mas global, da música, do serviço, de fazer com que o cliente se sinta especial”, promete o profissional.

Sempre com os chás&cocktails como cabeças-de-cartaz. Usam-se chás selecionados, técnicas gastronómicas, alternativas mais saudáveis a açúcares ou sais, e sempre produtos naturais, para desenvolver os cocktails — “todos de assinatura”, faz questão de realçar.

Na carta de chás e infusões, podem encontrar-se chancelas premium como Prince Vladimir (chá chinês com baunilha, especiarias e citrinos), Troika (troikas à parte, é um clássico russo com citrinos) ou o tchai de Cachemira. Entre muitos outros, vamos também de vários clássicos indianos aos chineses a infusões detox. Mas, claro, são os cocktails que mais chamam a atenção.

Nome
Double9
Local
Lisboa, Encarnação, Rua da Misericórdia, 78
Telefone
212481480
Horarios
Todos os dias das 16:00 às 00:00
Sexta-feira e Sábado das 16:00 às 02:00
Website
https://www.facebook.com/Double9Lisbon
--%>