Fugas - notícias

  • Zadar
    Zadar DR/Turismo da Croácia
  • Zadar
    Zadar DR/Turismo da Croácia
  • Zadar
    Zadar DR/Turismo da Croácia
  • Zadar
    Zadar DR/Turismo da Croácia
  • Zadar
    Zadar DR/Turismo da Croácia
  • Zadar
    Zadar DR/Turismo da Croácia
  • Zadar
    Zadar DR/Turismo da Croácia

Zadar é o 'destino europeu do ano' e Açores está no top 5

Por Fugas

Croácia vence competição Best European Destination 2016.

Porto e Lisboa já venceram em edições anteriores e, desta vez, ficaram de fora na corrida ao título de "melhor destino europeu", tendo os Açores representado Portugal. Os votos nas ilhas não foram suficientes para uma vitória mas ainda assim elevaram-nas ao top 5 da iniciativa promovida pela European Consumers Choice (ECC).

Zadar, na Croácia, conquistou a vitória e sucede a Bordéus, somando quase 58 mil votos, quase 12 mil mais que Atenas, que segurou o 2.º posto. A medalha de bronze foi para Plovdiv, na Bulgária. Segue-se Nantes (França) e, em 5.º, os Açores, que conseguiram 29.157 votos.  

Sendo este um campeonato em que tudo depende de conseguir angariar votos online (o vencedor foi escolhido em votação popular no site criado pela ECC entre 20 de Janeiro e 10 de Fevereiro), pode concluir-se que as ilhas, não sendo um destino comparável em termos de visitas turísticas com outros nomeados, terminam a prova com assinalável êxito. Bom exemplo: Paris, Milão, Roma, Praga ou Madrid estavam também nomeadas e, porém, ficaram no top muito atrás dos Açores, que apostaram na divulgação da competição e no apelo ao voto.

Segundo a ECC, foram recebidos, este ano, mais 17,9% dos votos que em edições anteriores, chegando aos 288.992 cliques vindos de 179 países (só se podia votar uma vez). 

A vencedora Zadar é uma cidade turística, na costa da Croácia, banhada pelo Adriático e com um passeio marítimo muito afamado. Entre os seus slogans, há uma célebre frase do realizador Alfred Hitchcock, que terá dito que a cidade tinha "o mais belo pôr do sol do mundo". Zadar é particularmente célebre pelo seu singular "Órgão do Mar", uma "escadaria monumental que emprega o mar e o vento para criar espantosas melodias ondulantes" nesta "cidade-península já abençoada com uma localização idílica e um notável sortido de jóias patrimoniais", como, em 2012, escrevia Luís Maio na Fugas.

Destinos Europeus do Ano

1. Zadar, Croácia
2. Atenas, Grécia
3. Plovdiv, Bulgária
4. Nantes, França
5. Açores, Portugal
6. Paris, França
7. Novi Sad, Sérvia
8. Bruxelas, Bélgica
9. Kotor, Montenegro
10. Milão, Itália

Informação sobre competição e destinos no site European Best Destinations

--%>