Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

2Good é jovial e familiar

Por Bárbara Wong ,

Vale a pena passar pelo velhinho centro comercial do Restelo, em Lisboa, para saborear as propostas do renovado 2Good. Um casa que guarda ainda outras artes para apreciar.

À medida que o tempo vai passando, o ruído vai subindo de volume. Atrás das minhas costas já não estão um pai com dois filhos pequenos, mas um grupo de jovens adultos que falam em compromissos nupciais e crédito à habitação. Na mesa ao lado, há um filho na casa dos 50 anos que levou os pais a jantar. Na outra, um casal de namorados e na salinha de espera está um grupo de jovens a beber cocktails e a rir.

Portanto, o 2Good, no Restelo, em Lisboa, bem perto da famosa pastelaria O Careca, é um pouco de tudo, com um público bastante heterogéneo. É com simpatia e familiaridade que somos atendidos, com recomendações acertadas sobre o que comer e o que beber.

Este restaurante não é novo, tem nove anos, mas reabriu recentemente com uma nova cara. Os proprietários olharam à sua volta e viram várias coisas. Por um lado, a concorrência a aumentar, com novos espaços, com ofertas mais jovens, como o vizinho Hamburgueria do Bairro, ou do outro lado da rua o Fish&Chips. Por outro, observaram o sítio onde se encontram, o famoso (porque o primeiro) centro comercial ao ar livre do país, projectado pelo arquitecto Raúl Chorão (1914-2002) na década de 1950, com azulejos de Querubim Lapa (1925).

Ali respira-se o modernismo português e o 2Good decidiu absorvê-lo e reflecti-lo na sua nova decoração. As mesas têm os desenhos de Querubim Lapa; as cadeiras confortáveis lembram aquele período, assim como algumas peças de mobiliário. A decoração peca pelas imagens penduradas nas paredes, apesar de coincidentes com a época são populares e norte-americanas, quando se esperava um ambiente mais português, mais de acordo com o trabalho de Querubim Lapa. Aliás, não faltam artistas como Vieira da Silva ou Amadeo de Souza-Cardoso que remetem para essa década.

No entanto, aquelas imagens populares remetem para aquilo que se come neste espaço lisboeta: um pouco de tudo. Das entradas típicas, como os croquetes (uma receita de família muito bem conseguida); passando por outras com um toque mais contemporâneo como o queijo chévre panado com mel e nozes. Assim como há petiscos com influencia espanhola como os pimentos padrón com tomate cherry confitado. A variedade de entradas convidam a que se vá ao 2Good só para ficar por aí, pelo petiscar acompanhando com uma sangria de maçã verde ou de frutos vermelhos.

Mas se quiser continuar, salte para os pratos principais, onde França também se pode sentar à nossa mesa com um maravilhoso entrecôte parisienne. Saladas, massas, pratos vegetarianos (estrogonfe de cogumelos e natas de soja, couscous, legumes salteados no wok, etc)… E os acompanhamentos que podem ser escolhidos mediante o prato principal por que se opte. Assim, se se decidir por um bacalhau fresco com aroma de alho e coentros, pode optar pela batata cozida, frita, legumes, puré de batata trufado… É à escolha do freguês e é válido para tudo, das bochechas de porco preto ao salmão grelhado com alcaparras e molho de ervas, passando pelos pratos já acima referidos e por uma novidade – a carne maturada.

Nome
2Good
Local
Lisboa, Santa Maria de Belém, Rua Duarte Pacheco Pereira, 5E
Telefone
917270709
Horarios
Domingo, Segunda-feira e Terça-feira das 11:00 às 17:00
Quarta-feira e Quinta-feira das 11:00 às 00:00
Sexta-feira e Sábado das 11:00 às 01:00
Website
http://www.2good.pt/
Preço
20€
Cozinha
Contemporânea
--%>