Fugas - restaurantes e bares

Fernando Veludo/NFactos

No Passeio dos Clérigos, o Porto está a caminho de Wall Street

Por Sandra Silva Costa ,

Neste bar na Baixa do Porto, inspirado nas bolsas de valores, o conceito é simples: quando mais pessoas procuram uma bebida, mais barata esta fica.

Como qualquer produto cotado em bolsa, as bebidas estão sujeitas a um mercado volátil, em que os preços sobem e descem à mercê da lei da oferta e da procura. Mas neste bar na Baixa do Porto, inspirado no que de glamoroso têm as bolsas de valores, o conceito é simples: quando mais pessoas procuram uma bebida, mais barata esta fica. Assim mesmo: neste bar no Passeio dos Clérigos o mercado funciona ao contrário. O Stox Club quis inverter as regras do jogo.

Dificilmente alguém sai rico, mas o truque é poupar no final da noite, à medida que os preços das bebidas vão descendo. Nestas alturas, pode aproveitar a deixa para pedir a bebida e mais alguns talões para consumir mais tarde. Caso o preço suba, o cliente pode vender os talões a outros clientes e vir a ganhar dinheiro. Neste bar, pode-se beber mesmo por diversão.

“Queremos que as pessoas estejam entusiasmadas pela bebida que estão a beber, que está cada vez a ficar mais baixa.” A ideia não era nova na cabeça de Ricardo Graça Moura, nem era certamente uma novidade no mundo dos bares. Bombaim, Andorra e Barcelona já experimentaram a ideia, “mas nunca a este nível de profissionalismo”, garantiu à Fugas Ricardo, o mentor do negócio.

Talvez seja ele o corretor chefe desta casa, ao lado de Tiago Pinto Leite e Ricardo Campos Costa, também eles sócios do Stox Club e habituados a estas andanças dos negócios de divertimento nocturno. Ricardo Graça Moura é um ex-gestor de turismo da Sonae, Tiago Pinto Leite foi proprietário de vários bares e discotecas (Twin’s Foz e Chic, por exemplo) e Ricardo Campos Costa é dono do restaurante Clérigos, ali ao lado.

O Stox Club é, pois, uma casa de experientes assente numa novidade que o Porto parece estar a receber da melhor maneira. “O balanço é muito positivo” deste quase primeiro mês de trabalho, reconhece Ricardo. O bar abriu oficialmente a 25 de Maio, depois de três semanas de experiências entre amigos e convidados. “Queríamos garantir que o software funcionava”, este que foi criado especialmente para o bar portuense.

Já na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) se fazia prever que os truques à volta do mercado de valores eram capazes de animar a noite. Nas festas académicas FEUP Street, os estudantes assumem-se como corretores de uma bolsa de valores que funciona manualmente. Mais uma prova de que esta ideia era uma boa aposta no mercado.

A novidade deste bar do Porto é que o conceito não se aplica apenas na hora de pagar. Quando se passa a porta de entrada, o espaço no Passeio dos Clérigos transforma-se numa autêntica praça “em que o dinheiro nunca dorme”. A animação, a decoração, a música, até as fotografias e as roupas de quem está por detrás do balcão, tudo se integra para transmitir a ideia de que se está de facto nos corredores de Wall Street. 

Mas desengane-se quem espera ouvir gritos, telefones a tocar e cliques constantes no teclado do computador. Aqui, só se vive o lado glamouroso do centro do capitalismo mundial. A música vai desde o jazz ao funk, disco também, e a noite termina ao som de house, de artistas não muito comerciais. Jordan Belfort (por Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street), o Tio Patinhas e Gordon Gekko (por Michael Douglas em Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme) são os ícones deste espaço, expostos numa espécie de parede da fama da bolsa norte-americana.

Nome
Stox Club
Local
Porto, Vitória, Rua das Carmelitas, 151
Telefone
22 013 1199
Horarios
Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 23:00 às 04:00
Website
https://www.facebook.com/StoxClub/
--%>