Fugas - restaurantes e bares

DR

Restaurante português recebe primeira estrela Michelin de São José

Por Mara Gonçalves

Adega, de Jéssica Carreira e David Costa, é o primeiro restaurante da cidade californiana a conquistar uma estrela Michelin.

“Sentimo-nos tão humildes e honrados por sermos reconhecidos com uma estrela pelo guia Michelin como o primeiro e único restaurante galardoado em São José." Foi assim que os chefs portugueses Jéssica Carreira e David Costa, responsáveis pelo restaurante Adega, anunciaram a conquista no Facebook. “[Estamos] muito orgulhosos por os nossos esforços em mostrar uma gastronomia portuguesa autêntica terem sido reconhecidos.”

O Adega é o primeiro restaurante em São José, a terceira maior cidade do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, a conquistar uma estrela Michelin, uma das maiores distinções no universo da gastronomia. Fica localizado em pleno Little Portugal, o bairro mais luso do centro histórico de São José, e são os sabores tradicionais portugueses que servem à mesa - de orelha de porco ao arroz de marisco ou à cataplana de peixe.

“Eles nunca perderam de vista as raízes [portuguesas]”, defende o director internacional da Michelin ao jornal The Mercury News. “Os inspectores [do guia] gostaram muito do que os chefs estão a fazer, por isso foi uma estrela emocionante para nós”, afirma  Michael Ellis, referindo que a dupla portuguesa tem sido “capaz de infundir este tipo de cozinha caseira com grandes técnicas e produtos”. De acordo com o Mercury News, o casal de chefs já andava na mira da Michelin desde que trabalhavam ambos em Lisboa.

Há cerca de um ano e meio, Jéssica Carreira e David Costa deixaram a capital portuguesa e mudaram-se para a costa Oeste dos Estados Unidos para abrir o Adega. A decisão chegou quando souberam que Leonel e Aira Sousa iam fechar o restaurante Sousa's ao fim de 33 anos de funcionamento em São José. Compraram o espaço e mudaram-lhe o nome para Adega – mais fácil para os norte-americanos pronunciarem e lembrarem, contavam à agência Lusa no início do ano.

Em meados de Dezembro de 2015, o Adega abria, completamente remodelado e com uma nova ementa, onde imperam "o peixe fresco e o marisco, juntamente com uma selecção de pratos de bacalhau e carne", enumeram no site do restaurante. Os pais de Jéssica, com carreira firmada na importação de vinhos, ficaram encarregues da carta, com mais de 200 referências nacionais.

Jéssica Carreira nasceu e cresceu em São José mas, depois de estudar culinária na Cordon Bleu College of Culinary Arts, decidiu ir para Lisboa aprender mais sobre a gastronomia portuguesa. Estagiou no restaurante Alma, de Henrique Sá Pessoa, no DOP, de Rui Paula, e foi depois trabalhar para o Assinatura, de Henrique Mouro, onde conheceu David Costa. O lisboeta tinha trabalhado três anos no Eleven de Joachim Koerper, no Hotel Ritz e no Kook Chiado, enquanto a namorada se tornou chefe de pastelaria do Eleven com apenas 20 anos. 

--%>