Fugas - restaurantes e bares

  • Miguel Manso
  • Miguel Manso

Tiles Bar: Intendente a toda a hora

Por João Pedro Pincha ,

A primeira vez que disseram a Teresa Ribeiro de Matos que até nem era uma má ideia abrir um bar no Largo do Intendente, ela torceu o nariz. “Eu não vou para o Intendente!”, exaltou-se, sem saber que esta praça lisboeta já não era o que foi durante décadas.

Perdoa-se o desconhecimento: acabada de regressar de Sevilha, Teresa não estava a par da movida que invadiu esta zona da cidade nos últimos anos. Foi ignorância de pouca duração, afastada assim que entrou no espaço que tem actualmente. “Vimos, adorámos, era mesmo disto que estávamos a precisar.”

E assim nasceu o Tiles Bar, logo à entrada do largo, num sítio em que a morada oficial ainda é a Rua da Palma. Não é grande mistério onde é que este estabelecimento, de sala pequena e acolhedora e esplanada com convidativo azul, vai buscar o nome. Por dentro e por fora, o recém-renovado prédio está forrado de azulejos em tons verdes, azuis, castanhos e brancos num padrão que poderia ferir a vista, não fosse esta uma das mais típicas artes alfacinhas, aqui aplicada com gosto e saber.

Mais misterioso é como é que uma licenciada em Design da Comunicação de 23 anos veio abrir um espaço destes sem ter qualquer experiência no ramo. “Tinha acabado de chegar de Erasmus e de repente caiu-me um bar em cima”, ri-se Teresa, que se meteu nesta aventura por desafio do pai, António, responsável pela decoração interior. Uns candeeiros com ramos de árvores a servir de abat-jour, um balcão com azulejos e cadeiras forradas a tecido azul é o que se encontra lá dentro.

Mas o mais relevante é o painel na parede do fundo, que conta todo o processo de fabrico dos típicos azulejos portugueses. Cada passo desse caminho baptizou cada um dos pregos e hambúrgueres que o Tiles serve. Como o “Vidrado”, que leva couve-flor, bacon e queijo cheddar (o prego da vazia são 7,50 euros). Ou o “Mistura”, que à carne junta farinheira, wasabi, maionese e sementes de sésamo (8,50 euros).

“O nosso conceito inicial eram os pregos e continua a ser o nosso foco, porque é uma coisa típica que toda a gente gosta, seja no Inverno seja no Verão”, explica Teresa. Entretanto, e porque o Tiles está aberto de manhã à noite, outra oferta foi acrescentada: tostas, saladas, petiscos vários, doces e menus específicos de brunch (a partir dos 6 euros). Tudo isto acompanhado por uma carta de cocktails com duas dezenas de ofertas.

O que Teresa quer é que as pessoas “olhem para aqui e vejam um espaço onde podem estar a comer e a beber a qualquer hora do dia”. Um conceito que tenta contrariar uma certa tendência que olha para o Intendente como sítio para onde só se deve ir à noite. E que, diga-se, contraria também a desconfiança que a própria Teresa tinha em relação à zona. “É surpreendente, há muito bom ambiente entre a vizinhança”, refere, admitindo que a fascina “imenso o contacto com as pessoas”.

Aberto desde Outubro, o Tiles Bar foi montado em apenas três meses e conseguiu em pouco tempo tornar-se um ponto de paragem para nacionais e estrangeiros. A Mouraria, que se estende pela encosta acima, e mesmo o próprio largo, estão a tornar-se progressivamente num novo centro da cidade, que atrai turistas curiosos de ter “uma experiência portuguesa”. Aqui encontram-na, garante a sorridente Teresa, e não é só pela quantidade de pregos e petiscos que vende. É também pela simpatia da casa, três cozinheiros e seis empregados de mesa, que é ponto de honra.

Nome
Tiles Bar
Local
Lisboa, Lisboa, Rua da Palma, 316 (ao Intendente)
Telefone
21 138 47 24
Horarios
Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira e Quinta-feira das 09:00 às 00:00
e Sexta-feira das 09:00 às 02:00
e Sábado das 11:00 às 02:00
--%>