Fugas - hotéis

  • Jornal Público
  • Jornal Público
  • Jornal Público
  • Jornal Público
  • Jornal Público
  • Jornal Público
  • Jornal Público

Vamos ao Chiado brincar às casinhas?

Por Bárbara Wong ,

Hotel Martinhal no coração de Lisboa é o primeiro com vocação para receber famílias com crianças. São bem-vindos os pais que querem conhecer a cidade e ter onde deixar os filhos.

Ao abrirmos a porta do 201, no segundo de cinco andares de um edifício na Rua das Flores, no Chiado, em Lisboa, não entramos num quarto, mas numa casa, cujas varandas ficam viradas para a Rua do Alecrim. Numa passagem de olhos rápida, vemos a cozinha, quarto dos miúdos, sala e suíte para os pais. Bem-vindos ao Martinhal Lisboa, um hotel a pensar nas famílias com filhos.

Este é, provavelmente, o único hotel para famílias no centro de uma cidade, avalia a própria marca — criada pelo casal que começou por abrir o primeiro espaço com este conceito em Sagres, no Algarve e, mais recentemente, em Cascais. Lisboa está a funcionar desde o Outono e tem o comprido nome de Martinhal Lisbon Chiado Family Suites, com a sua porta principal na Rua das Flores.

As hipóteses para as famílias são várias, do estúdio com um balcão de cozinha ao fundo da cama ao T2 onde a Fugas pernoitou, desenhado e decorado a pensar em famílias numerosas, onde o quarto das crianças pode ter um ou dois beliches, logo permite albergar famílias numerosas. Se tiver bebés, não há problema, porque o Martinhal tem berços e todos os pormenores de que os mais pequenos precisam (do esterilizador dos biberões e chuchas à banheira.

Ao todo são 37 estúdios e apartamentos (T1 e T2), com preços que começam nos 200 euros por noite. Quando a família faz a reserva existe sempre a preocupação de saber as idades das crianças para preparar o espaço e os equipamentos para elas. Por exemplo, em cima das camas dos miúdos estão robes e chinelos para cada um.

O espaço do apartamento ultrapassa os 100 metros quadrados. A cozinha está completamente equipada — incluindo a máquina de café, mas também o triturador —, o que dá a oportunidade de as famílias organizarem as refeições como entendem, o que é conveniente quando se viaja. Por exemplo, no primeiro dia, os miúdos estão cansados e a família pode ficar por casa e comer qualquer coisa rápida. A cozinha é útil quando é preciso aquecer biberões durante a noite, ou quando eles acordam mais cedo do que os pais e podem ir petiscando qualquer coisa antes de tomarem o pequeno-almoço em família, de preferência sem incomodar os pais que dormem na suíte com a porta entreaberta. Se quiser, a família pode pedir o pequeno-almoço para o apartamento, não precisando de descer até ao M Bar para o tomar.

A sala é enorme, com dois grandes sofás — não há razões para implicarem porque há espaço para todos —, uma mesa com meia dúzia de cadeiras e televisão, e até um recanto com um sofá que, junto à janela e praticamente de costas para a televisão, convida à leitura. Há arte portuguesa nas paredes da sala, assim como na cozinha, com o objectivo de dar a conhecer, sobretudo aos hóspedes estrangeiros, o que se faz por cá.

E nem é preciso os pais preocuparem-se com a segurança porque todas as portas que dão para as pequenas varandas estão fechadas à chave — esta pode ser pedida na recepção — para que não haja surpresas. Assim, se eles quiserem espreitar o Cais do Sodré e o Tejo, só é possível com as suas carinhas coladas aos vidros.

Aliás, a segurança chega aos elevadores e à porta principal do hotel. Esta permanece fechada e é aberta pelo recepcionista; quanto aos elevadores, só sobem accionados pela chave electrónica dos estúdios e apartamentos.

É no lobby da recepção que, do lado esquerdo de quem entra, fica o espaço para as crianças e, do lado direito a sala de refeições, o M Bar. Também só entramos neste com a chave do quarto porque tem uma porta para a rua — quem não estiver hospedado no Martinhal pode experimentar os seus lanches ou beber um café; e também pode usar o serviço do KidsClub durante duas horas. No M Bar pode tomar o pequeno-almoço ou uma refeição ligeira (não incluído no preço da estadia).

Quanto ao espaço para os mais novos, eles podem ficar aqui a partir dos seis meses de idade. Existe uma sala resguardada para os bebés dos seis meses aos dois anos; depois outra para as crianças mais velhas com mais luz, espaço e brinquedos.

O clube pode ser usado pelas famílias em qualquer altura do dia. Por exemplo, de manhã saem todos em direcção ao Parque das Nações para ir ao Pavilhão do Conhecimento ou ao Oceanário e, à tarde, as crianças ficam no Kids Club (gratuito), enquanto os pais vão à Fundação Gulbenkian ou ao Museu Nacional de Arte Antiga. E, à noite, se o casal quiser ir jantar fora e deixar os miúdos no Martinhal, pode pedir o serviço de babysitting, que funciona até às 23h30, nos quartos (pago à parte).

Em suma, não há razão para as famílias se aborrecerem em Lisboa porque no Martinhal é possível passar um fim-de-semana ou umas férias com os miúdos e, também, sem eles, numa saída em casal, sem culpas.

Comer sem sair do lugar

Da janela da cozinha, virada para a Rua do Alecrim, quase se vê o Palácio Chiado, onde há vários restaurantes, tanto ao estilo mercado como para se sentar com calma. Um dos espaços é o Sushic, onde pode comer… sushi. Mais vocacionado para os pais. Se descer a Rua das Flores e pedir direcções facilmente chega, a pé, ao Mercado da Ribeira, onde pais e filhos podem escolher o que querem comer nas inúmeras propostas que existem no mercado.  Ao subir ou ao descer a Rua das Flores há várias opções, nalgumas é possível (e aconselhável, sobretudo se for ao fim-de-semana) marcar mesa com antecedência, noutras é preciso chegar cedo para não ficar à espera à porta, porque não fazem reservas. A Taberna da Rua das Flores, do chef André Magalhães, é muito concorrida e ali impera a comida tradicional, tal como acontece na Vicente by Carnalentejana, uma antiga carvoaria de tectos baixos e pouca luz, onde pode levar os miúdos para comer tapas e petiscos tipicamente alentejanos.

Se quiser apostar nos petiscos e aproveitar para experimentar vinhos José Maria da Fonseca, pode optar pela By the Wine e apreciar as centenas de garrafas que estão no tecto. E se deixar a rua e subir para o Chiado, as hipóteses são imensas. Além do Bairro do Avillez, muitos outros chefs estão a trabalhar por aquelas bandas, é só descobrir!

A Fugas esteve alojada a convite do Martinhal Lisboa

Nome
Martinhal Lisbon Chiado Family Suites
Local
Lisboa, Lisboa, Rua das Flores, 44
Telefone
218 507 788
Website
www.martinhal.com
--%>