Fugas - notícias

  • Lagos volta à época dos Descobrimentos
    Lagos volta à época dos Descobrimentos Câmara Municipal de Lagos
  • Os Urban Sketchers passam pelo Latitudes, um novo festival para fazer de Óbidos ponto de encontro entre viajantes e literatura
    Os Urban Sketchers passam pelo Latitudes, um novo festival para fazer de Óbidos ponto de encontro entre viajantes e literatura Daniel Oliveira
  • Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões: para visitar ao domingo, apreciar a vista e perceber o porquê de tantos prémios de arquitectura
    Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões: para visitar ao domingo, apreciar a vista e perceber o porquê de tantos prémios de arquitectura Paulo Pimenta
  • O país entra em celebração do 43.º aniversário da Revolução dos Cravos
    O país entra em celebração do 43.º aniversário da Revolução dos Cravos José Sarmento Matos
  • Lisboa agita-se com <i>cocktails</i> em mais de 60 locais
    Lisboa agita-se com cocktails em mais de 60 locais Enric Vives-Rubio
  • Coimbra convida a descobrir o património doceiro e o manjar branco está na ementa
    Coimbra convida a descobrir o património doceiro e o manjar branco está na ementa Manuel Roberto
  • <i>1908</i>: um <i>cluedo</i> teatral num palacete oitocentista de Belas
    1908: um cluedo teatral num palacete oitocentista de Belas DR

Sete ideias para sair esta semana

Por Sílvia Pereira

Um brinde ao 25 de Abril e aos Descobrimentos, acompanhado por visitas, doces, viagens e mistérios.

Quem matou o conspirador?
Belas | Até 27 de Maio 

Depois de ter sido assombrada pelo teatro Reflexo, a Quinta Nova da Assunção, em Belas (junto à igreja e ao cemitério), volta a ser cenário de uma "peça imersiva": 1908, uma criação da Don'Adelaide Produções, co-produzida pela companhia Byfurcação e pela Câmara Municipal de Sintra.
Em vez de caça-fantasmas, convoca investigadores improvisados – o que não significa ausência de sustos. Neste cluedo de época – ideal para grupos de amigos e acções de team building –, espectadores misturam-se com (e transformam-se em) actores para solucionar um mistério.
A História de Portugal fornece os factos-base do enredo. Dois anos antes do regicídio que vitimou D. Carlos, um dos seus conspiradores é assassinado. Na sede secreta da Carbonária, é preciso descobrir quem o matou. Não faltam suspeitos nem motivos: o Grão-Mestre está preso e há jogos de poder a cada esquina.
Divididos em grupos concorrentes, os visitantes vão ter de proceder a interrogatórios e prestar atenção às pistas deixadas pelos cantos do palacete oitocentista. Que comecem as investigações.
Horário: sextas e sábados, às 21h30
Preços: 15€ (com descontos para grupos)
Informações e reservas: donadelaideproducoes@gmail.com ou 965892293


Edifício do ano de portas abertas
Leixões | Todos os domingos

Há quem o descreva como um edifício em forma de caracol. Outros dirão que parece uma fita de papel enrolada. O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões salta à vista na paisagem local. E tem chamado as atenções do mundo: venceu o prémio ArchDaily 2017 de Edifício do Ano na categoria de Arquitectura Pública, para juntar a um rol de vários prémios e nomeações de alcance internacional.
Foi inaugurado em Julho de 2015 e, até há pouco tempo, só podia ser contemplado de fora (salvo em eventos especiais como o Porto Open House). Mas agora está aberto ao público uma vez por semana. Todos os domingos de manhã há visitas guiadas que dão a conhecer por dentro o projecto do arquitecto Luís Pedro Silva, do conceito da forma aos pormenores "marinhos" do interior, passando pela luminosidade garantida pelos azulejos – mais de um milhão, produzidos pela Vista Alegre – que lhe revestem as paredes. Isto sem esquecer a vista do anfiteatro ao ar livre.
Horários: domingo, das 9h30 às 13h
Preços: 5€ (com descontos para famílias, seniores, estudantes e jovens). Grátis para crianças até aos 12 anos

 

Entrada em festa no 25 de Abril
Pelo país | 24 de Abril

Em Grândola, as comemorações do 25 de Abril chegam ao ponto alto com a presença de convidados especiais. Além do primeiro-ministro, António Costa, que escolheu a vila morena da canção para celebrar os 43 anos da revolução, recebe Tiago Bettencourt para um concerto inédito a que se junta a fadista Raquel Tavares (às 22h45, junto ao Complexo Desportivo José Afonso), seguido de fogo-de-artifício.
Entretanto, o país desdobra-se em festejos: Vila do Conde propõe um espectáculo de video mapping para anteceder a entoação de Grândola, vila morena (à meia-noite, no Largo dos Artistas), Vizela promove o encontro de música e poesia Palavras de Liberdade (às 22h, junto à Bica Quente, na Praça da República), o Seixal propõe música de Agir e Deolinda (às 22h, no Largo 1.º de Maio), Setúbal escuta Paulo de Carvalho, a voz de E depois do adeus (às 22h, no Largo Bocage), Alhos Vedros tem Juntos Jorge Palma e Sérgio Godinho (às 21h30, no Largo das Festas) e Lisboa convida a ouvir Canções para Revoluções, com arranjos sinfónicos para música de intervenção portuguesa e ibero-americana (às 21h30, na Praça do Comércio).

 

Shakers ao alto
Lisboa | De 21 a 29 de Abril

Aproveite para fazer um brinde – ao 25 de Abril ou outro – entrando na Lisbon Cocktail Week. Mais de 60 locais da capital fazem parte da rota desta segunda edição do festival de mixologia que, no ano passado, produziu cerca de 15 mil bebidas para 10 mil participantes.
Das misturas clássicas às versões mais inovadoras, passando pelos mocktails (sem álcool), há ideias para todos e a pensar também na carteira: das 18h às 23h, decorrem promoções dois-por-um nos estabelecimentos aderentes.
Ao longo da semana, são também servidos workshops, degustações, harmonizações e concursos para eleger os melhores cocktails de Lisboa, pelo júri e pelo público.
Programa completo aqui

 

Até na biblioteca há doces
Coimbra | Até 31 de Maio

A iniciativa Caminhos da Baixa - Património Doceiro de Coimbra volta a lançar o convite para saborear delícias da doçaria conventual e tradicional da cidade. À terceira edição aderiram oito estabelecimentos, cada um com a sua especialidade a preços abaixo do habitual.
Podem ser provadas cavacas, arrufadas, pudins das Clarissas (criados recentemente, mas baseados em receitas antigas), crúzios, manjares brancos, barrigas de freira, pastéis de Santa Clara, clarrisinhas...
O objectivo é descobrir a doçaria local mas também o património histórico da cidade, com passagem pela Universidade de Coimbra, já que a Biblioteca Geral se junta ao percurso enquanto local de promoção e exposição.
Nos estabelecimentos Moinho Velho Arnado, Pastelaria Penta, O Cordel, Café Santa Cruz, A Brasileira, Café Nicola, Pastelaria Briosa, Cafetaria do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

 

Regresso aos Descobrimentos
Centro histórico de Lagos | De 27 de Abril a 1 de Maio

Lagos retorna aos séculos XV e XVI com mais um Festival dos Descobrimentos. O coração é uma feira que recria produtos e profissões da época. Por ali vão andar artífices, mercadores e taberneiros. Mas o programa passa também por cortejos, workshops, recriações históricas (incluindo numa caravela), demonstrações bélicas, animação de rua, visitas comentadas, conferências e palestras sobre os tempos em que Portugal dava novos mundos ao mundo.
E são muitos os estabelecimentos comerciais que, um pouco por toda a cidade, se associam à iniciativa, adaptando espaços e ofertas a esta viagem no tempo. Encontro de Culturas na Costa Ocidental Africana é o tema desta nona edição.
A cada dia corresponde um subtema: A passagem do Cabo Bojador - O alargamento do horizonte mental (quinta), Economia - Os produtos chegados de além-mar (sexta), A Europa e a escravatura (sábado) e As guerras no Norte de África - Confrontos com muçulmanos e outros gentios (domingo).
Horários: das 15h às 23h (até às 22h no domingo)
Entrada livre

 

Óbidos em novas Latitudes
Óbidos | De 28 de Abril a 1 de Maio

Capital do chocolate, dos livros e até do Natal, Óbidos inaugura um novo capítulo. Ilustradas, escritas, fotografadas, à mesa, por terra, céu e mar – são muitas as viagens abrangidas pelo Latitudes, um encontro de literatura e viajantes.
Uma delas ganha a forma de exposição-percurso: André Carrilho, artista residente, retrata a vila em aguarelas e expõe uma em cada livraria. No campo das ilustrações, o festival recebe também dois colectivos especializados em desenhar o que observam enquanto passeiam: Urban Sketchers e Grupo do Risco. Outra residência, mas literária, é a do escritor brasileiro José Santos.
São apenas alguns dos muitos “viajadores” convocados para lançamentos, palestras, oficinas, actividades para crianças e outras propostas desta edição zero/experimental do Latitudes. Para o final, na segunda-feira, está reservado um encontro entre estes o público, com produtos tradicionais à mesa e as futuras edições como tema de conversa. 
Entrada livre.
Programa completo aqui.

--%>