Fugas - notícias

  • O Cais do Sodré é agora o “centro turístico de Lisboa”, define o El País
    O Cais do Sodré é agora o “centro turístico de Lisboa”, define o El País Daniel Rocha
  • Para o jornal espanhol, a zona ribeirinha tornou-se uma “peregrinação contínua de turistas”
    Para o jornal espanhol, a zona ribeirinha tornou-se uma “peregrinação contínua de turistas” Vítor Cid
  • Nos últimos anos, a margem direita do Tejo tem recibo muitas obras de requalificação
    Nos últimos anos, a margem direita do Tejo tem recibo muitas obras de requalificação Miguel Manso
  • O MAAT, apesar de ser uma
    O MAAT, apesar de ser uma "megalomania arquitectónica", figura entre as dez novas atracções da cidade Miguel Manso
  • A publicação destaca ainda a exposição dedicada a Almada Negreiros
    A publicação destaca ainda a exposição dedicada a Almada Negreiros Miguel Manso
  • E o novo Museu do Dinheiro
    E o novo Museu do Dinheiro Miguel Manso
  • Já o The Telegraph opta por algumas das atracções mais afamadas de Lisboa, incluindo o Mosteiro dos Jerónimos
    Já o The Telegraph opta por algumas das atracções mais afamadas de Lisboa, incluindo o Mosteiro dos Jerónimos Rui Gaudêncio

Lisboa é “linda” e “única”. “Senhor autarca, não a arranje mais”

Por Fugas

Se motivos faltassem para uma visita à capital portuguesa, o britânico The Telegraph elenca “19 razões por que Lisboa deve ser a sua próxima escapada citadina” e o espanhol El País lista mais “30 experiências únicas” na cidade. E deixa um recado a Medina: “Lisboa é linda, Lisboa é única, não a arranje mais”.

À medida que o Verão se aproxima, Lisboa volta a surgir em força na imprensa internacional, desfilando entre elogios, da CNN ao The Guardian, do El País ao The Telegraph. Coincidência ou não, as duas últimas publicações escolheram o 25 de Abril para publicar artigos repletos de sugestões para fazer na próxima visita à capital portuguesa.

No El País, o novo tapete de calçada portuguesa do Cais do Sodré, que o jornal espanhol define como sendo o “centro turístico de Lisboa”, é um “espectáculo” que deixa os turistas “boquiabertos”, enquanto tiram fotografias aos calceteiros, que trabalham indiferentes aos disparos das fotografias.

Os “bordados de pedra negra” surgem em destaque no artigo que o jornal espanhol dedicou à capital portuguesa, seguidos de mais “30 experiências únicas em Lisboa”. A cidade “está a pôr-se reluzente a um ritmo forçado”, refere o jornalista Javier Martín, para quem não será “simples casualidade” que as obras na frente ribeirinha surjam em ano de eleições municipais.

A margem direita do Tejo tornou-se uma “peregrinação contínua de turistas”, que saltam de bar em esplanada, de restaurante em discoteca, entre casas icónicas e espaços da moda. “Lisboa mantém a tensão entre a tradição, que lhe dá a sua singularidade, e a modernidade, que lhe dá o dinheiro para levantar os palácios que caíam em decadência”, descreve o autor do artigo. Ainda assim, diz, “os encantos [da cidade] não se encontram tanto na pedra como nas suas gentes”. Entre os exemplos, Estrela Carvas, que guia o El País pela Casa Museu Amália Rodrigues e pelas histórias “que não se vêem” no edifício, “mas que se sentem”.

Apesar das novas e modernas atracções da capital portuguesa trazerem cada vez mais turistas à cidade – referência à “megalomania arquitectónica do MAAT” -, Javier Martín deixa um conselho ao “senhor autarca”: Lisboa é linda, Lisboa é única, não a arranje mais”.

E só depois de deixar o recado a Fernando Medina (actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa e candidato a novo mandato nas eleições municipais de 1 de Outubro), o jornalista espanhol lança a sua longa lista de sugestões para aproveitar uma escapada na capital portuguesa.

Entre elas, “dez atracções que não existiam há um ano”. A saber: miradouro do centro comercial das Amoreiras; Museu de Arquitectura, Arte e Tecnologia (MAAT); Museu do Dinheiro; Museu de Art Déco; jardins do Palácio de São Bento; novos restaurantes distinguidos com estrelas Michelin; terminal de cruzeiros de Santa Apolónia; Campo das Cebolas; exposição sobre Almada Negreiros da Fundação Gulbenkian; e o regresso do Web Summit. O artigo elenca ainda “dez restaurantes autênticos” e “dez experiências únicas”, como “rezar” na igreja de São Roque ou assistir ao amanhecer no Palácio de Belmonte.

Já o britânico The Telegraph dá “19 razões” para que Lisboa esteja entre os próximos destinos para uma “escapada citadina”, optando por um leque de sugestões mais previsível. Em primeiro lugar, refere os três novos restaurantes da cidade galardoados com uma estrela Michelin (Loco, Alma e LAB by Sergi Arola), seguindo depois para o custo de vida na cidade – “famoso pela sua relação custo-benefício comparativamente aos seus vizinhos europeus” – e que inclui cerveja barata. “Uma garrafa pode custar tão pouco como 2€ em alguns restaurantes e cafés”.

--%>