Fugas - Viagens

  • DR
  • DR

Trips by Lonely Planet: uma app para partilhar viagens

Por Mara Gonçalves

Lançada no início de Agosto pelo gigante dos guias, a aplicação móvel permite criar cadernos de viagem de forma simples, rápida e intuitiva e partilhá-los com os seguidores na plataforma ou noutras redes sociais

É um cenário recorrente: regressa-se de uma viagem com dezenas de fotografias e de vídeos no telemóvel e o corpo cheio de memórias que queremos recordar e partilhar.

Mas não temos um blogue e nas redes sociais já ninguém aguenta mais um post sobre as férias. Trips, lançada no início de Agosto pela Lonely Planet, quer ser a solução. A aplicação móvel permite criar cadernos de viagem de forma simples, rápida e intuitiva e partilhá-los com os seguidores na plataforma (ou noutras redes sociais).

As fotografias guardadas no telemóvel são o ponto de partida e o design e as funcionalidades da aplicação são muito semelhantes ao Instagram, tornando inevitáveis as comparações. Entre as publicações especializadas, há quem a apelide de “Instagram para os viciados em viagens”. Mas a app — que marca a estreia do gigante dos guias de viagem nas plataformas de conteúdos gerados por utilizadores — também permite incluir títulos, blocos de texto, legendas e mapas em cada história. O resultado final tem o aspecto e a versatilidade de um post num blogue: tanto pode ser um álbum de imagens (sempre em lista vertical, a não ser que sejam editadas e agrupadas previamente noutra aplicação) como um diário de viagem ou um miniguia com dicas sobre o destino. Mas a criação de conteúdos é mais fácil e imediata — e exclusivamente mobile —, uma vez que as funcionalidades disponíveis são limitadas para simplificar o processo.

Quando se entra pela primeira vez na aplicação — para já apenas disponível para dispositivos iOS, mas a versão para Android deverá chegar “ainda este ano” — é-se convidado a seguir amigos que já tenham conta na Trips (caso se entre na aplicação através do Facebook, por exemplo) e vários viajantes sugeridos pela equipa da Lonely Planet para alimentar o feed inicial. Tal como no Instagram, é possível seguir outros utilizadores e fazer “gosto” em cada publicação. Estas ficam automaticamente guardadas no perfil do utilizador, para ser mais fácil regressar a elas mais tarde. Porque o objectivo, lê-se no comunicado de imprensa, passa tanto por “partilhar experiências de viagem com amigos, familiares e outros viajantes” como “descobrir novos sítios”, “ficar inspirado pelas histórias” de outros utilizadores e “começar a planear a próxima aventura”.

Além do feed inicial, que apresenta todos os conteúdos partilhados pelos utilizadores seguidos na aplicação, é possível encontrar outras histórias por categorias no separador “discover” (aventura, cidades, ruínas, costas e ilhas, road trips, entre outras). No entanto, como a plataforma não tem caixa de pesquisa, não é possível procurar temas ou destinos específicos. E não permite editar fotos, comentar posts ou enviar mensagens a outros utilizadores.

A Trips é a segunda aplicação móvel criada pela Lonely Planet, depois de Guides, lançada em 2016, que inclui “dicas e conselhos de especialistas no terreno” sobre mais de cem cidades do globo. Desde então foi descarregada mais de um milhão de vezes.

 

 

Offpeak: quando é que a estadia é mais barata?

--%>