Fugas - restaurantes e bares

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

O Mercado Beira-Rio abriu com chefs e senhoras de avental

Por Luís Octávio Costa

Lado a lado, convivem as senhoras de avental que nasceram no mercado e os chefs que agora reinventam os seus produtos. Bem-vindos ao Mercado Beira-Rio.

Maria Adelaide tem 94 anos. "Nasceu no mercado e foi criada no mercado", informa a filha, enquanto a família posa para a fotografia junto à placa "Alberto Carnes", um negócio que está "na mesma família há quatro gerações". Palavra do filho Alberto, que também tem um filho Alberto. São "muitos anos a fazer chouriços", diz. "As nossas origens estão aqui". Aqui é o Mercado Beira-Rio de Vila Nova de Gaia, "a vida toda contida num espaço", como se pode ler na apresentação do edifício que foi inaugurado há precisamente 80 anos (em 1937) e surge agora renovado para se ajustar aos "nossos dias".

Hoje, os "tesourinhos do mercado", o vértice reservado aos frescos — aos sabores, como assinala a cor-de-rosa o mapa do mercado, a zona onde as placas das bancas se confundem com os nomes das pessoas — convivem com os gelados da Arcádia (sim, a Arcádia tem gelados), com piadinas e outras receitas originais de Itália, com a primeira croquetaria do Norte do país, com sushi medidos à régua, com comida vegetariana, saudável e eco-responsável. Com vinhos, queijos, pão, cerveja e pequenos grandes doces (Brigadão e Miss Pavlova).

Na véspera da re-inauguração, as senhoras da fruta, de avental e sorrisos orgulhosos, já conviviam com os chefs. Quina da Fruta, 61 anos, está no mercado há 35 anos e a sua mãe há 60. "Passei muito frio cá". Urbalina tem 67 anos e está há 50 no mercado. "Vim com a minha mãe pequenininha. Fico feliz com as mudanças, temos melhores condições". Zeza da Praça, 52 anos, nasceu no mercado. "Vim com a minha madrinha. O antigo mercado era uma tristeza". Com 57 anos, Rosalina, do Mercadinho Ti Olívia — o nome é uma homenagem à mãe "que nasceu no mercado" —, está na banca "à vontade há 40 anos". "No antigo mercado as pessoas ignoravam-nos".

No total, o mercado, entalado entre o rio Douro e as ruelas de acesso às caves de vinho do Porto, dispõe de uma área superior a 1.000 m2 e 47 espaços comerciais, dos quais 36 são lojas e 11 são bancas tradicionais de frescos. O espaço, novo polo de atracção para a comunidade local e turistas, oferece 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior e vai funcionar com horários alargados durante todo o ano. "Com o objectivo de manter viva a tradição dos mercados portugueses, o Mercado Beira-Rio aposta num conceito que combina a experiência gastronómica contemporânea com a tradicional venda de produtos frescos.

Todas as bancas de frutas, legumes e talho, que ainda se mantinham no edifício, viram os seus espaços melhorados e passam a conviver com restaurantes modernos, bares de vinho e cerveja e lojas de doçaria tradicional", anotam os responsáveis pelo projecto — entregue à sociedade Fachada Oceânica, consórcio composto pela construtora Lucios, especialista em reabilitação urbana, pela Legível Puzzle e pela Jocalu Higiene Industrial. A concessão de exploração do espaço foi concedida pela Câmara de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, por 30 anos.

A TAXCA

Este é um clássico da cidade do Porto. Quatro anos depois da abertura do primeiro restaurante na Rua da Picaria, a Taxca atravessa o rio e na bagagem traz as famosas sandes de presunto acompanhadas pelo obrigatório copo de Espadal. Há ainda petiscos para partilhar num ambiente típico e bem português.

ALTA BURGUESIA

Nascida em 2013, a Alta Burguesia pretende revolucionar o universo dos hambúrgueres. Com o chef Francisco Carvalho aos comandos, aqui cada hambúrguer procura ser uma obra de arte. O destaque vai para os hambúrgueres construídos, em diferentes tipos de pão e para os hambúrgueres desconstruídos, servidos de forma descontraída em prato.

ARCÁDIA

A Arcádia é uma empresa familiar portuguesa de fabrico de chocolate, amêndoas, pastelaria e gelados artesanais. Fundada em 1933 na cidade do Porto por Manuel Pereira Bastos, a marca é actualmente dirigida pelos netos do fundador, tendo 23 lojas em todo o país. No Mercado, além do famoso Sortido Tradicional, é também possível saborear gelados 100% artesanais com o dedo do chef Fausto Pellegrinetti.

BACALHAU DO PORTO

O chef Manuel Almeida (restaurante Duorum), conhecido como “o homem do bacalhau do Norte”, juntou-se ao Mercado com o objectivo de partilhar a sua paixão por um dos pratos mais típicos da cozinha portuguesa. À prova estão algumas famosas iguarias como o bolinho de bacalhau, pataniscas, fritura de bacalhau ou pratos mais completos.

BARRIGA NEGRA

Catarina e Lúcia, duas portuenses com costado alentejano, trazem de casa as iscas da mãe, as bochechas de porco preto do pai e a sericaia da avó. Hospitalidade e simplicidade são as palavras de ordem.

BUONDI

A Buondi, há mais de 20 anos em Portugal, pretende levar mais longe a experiência do café. É aqui que, todos os dias, se desafiam os sentidos e se descobrem novos sabores.

BRIGADÃO

A expressão Brigadão é usada para reforçar a palavra Obrigado. A inspiração surgiu do famoso brigadeiro que, no Brasil, é consumido sobretudo em momentos de celebração e gratidão. A produção é artesanal e privilegia ingredientes e sabores locais.

DATERRA

“DaTerra tudo o que vem, faz bem.” Este é o ponto de partida do espaço dedicado ao culto da comida vegetariana, que tem como o objectivo levar a cada vez mais pessoas uma alimentação saudável e eco-responsável, fomentando o bem-estar. O serviço é feito em formato buffet.

KROQUET

Esta é a primeira croquetaria do Porto. A inspiração vem da Holanda, mas os sabores são portugueses. Há croquetes de carne, camarão, queijo e as famosas “bitter balls”. Há ainda waffles belgas, feitas numa máquina tradicional.

MISS PAVLOVA

A história da Miss Pavlova tem um novo capítulo. Depois da abertura da primeira loja, na Rua do Almada, no Porto, as famosas pavlovas atravessam o rio. Além da oferta variada para desfrutar no Mercado, é também possível encomendar tartes para levar para casa.

O FORNO DO LEITÃO DO ZÉ

No Porto desde 2013, o Leitão do Zé pode ser degustado no pão, no prato, em rissóis e muito mais.

PIADINA MIA

Inspirada nas receitas originais de Itália, a Piadina Mia pretende oferecer refeições completas e rápidas. A Piadina Romagnola e a Focaccia Genovese podem agora ser degustadas no Mercado.

QUEIJARIA PORTUGUESA

Com um conceito inspirado nas charcutarias finas, que privilegiam os queijos e enchidos certificados e com elevados tempos de cura, a Queijaria Portuguesa serve tábuas para todos os gostos — e até marmelada com vinho do Porto.

SOGRAPE

Quer pela sua localização, perto das caves do vinho do Porto, quer pela sua história, os vinhos são uma área âncora neste novo conceito. A Sogrape está no Mercado Beira-Rio com o objectivo de dar a provar, a todos os visitantes, o melhor dos vinhos nacionais.

SUPER BOCK BEER EXPERIENCE

Quem nunca desejou servir a sua própria cerveja? No Mercado é possível. A Unicer escolheu o Mercado Beira-Rio para abrir a sua primeira Super Bock Beer Experience no Norte do país. A oferta inclui as cinco referências de cerveja artesanal da marca, selecção1927, a original Super Bock e a Stout.

SUSHI NO MERCADO

Todos os dias, sai da lota de Matosinhos peixe fresco para servir de base às criações inspiradas na cozinha japonesa. Além da tradicional oferta de sushi e sashimi, há também ceviches.

--%>