Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR

Nuande Pekel: entre o sushi e o surf

Por Bárbara Wong

No Farol Hotel, em Cascais, o Sushi Design tem um novo menu.

À mesa chegam pratos e mais pratos em que se misturam os nomes dos peixes com nomes japoneses. Polvo ao estilo niguiri, gunkan de ovas e pepino, tuna pancannoni (ou atum braseado)… É o novo menu do Sushi Design, o restaurante do Hotel Farol em Cascais.

No final da noite, o chef Nuande Pekel junta-se à Fugas para conversar. A aposta do sushiman é misturar a cozinha tradicional japonesa – há uma sopa miso que também faz as nossas delícias – com novas ideias que trouxe das suas viagens, por exemplo, ao sudeste asiático ou ao Hawai.

É que muito antes de ser um especialista em sushi, Nuande Pekel queria ser surfista profissional – “saí do Brasil dando autógrafos”, e conseguiu treinar quando chegou a Portugal, tendo participado em vários torneios e viajado atrás das ondas.

Ainda hoje, Pekel acorda cedo, mete-se no carro, vai até à Ericeira surfar e entra no restaurante às 11h da manhã. É ele quem prepara o peixe fresco que vem dos Açores, atum, peixe branco… ou o salmão da Noruega. “Gosto muito de o fazer, com esta paisagem”, conta ao Fugas. A paisagem é o mar de Cascais, o hotel fica mesmo em cima das rochas e, às vezes, o chef consegue entrar dentro de água, com a sua prancha, dali mesmo.

“Eu cresci dentro da cozinha e do mar”, continua Pekel que chegou a Portugal aos 19 anos, vindo com a mãe a convite de um hoteleiro. O jovem ajudava a mãe no seu restaurante de praia, em Porto Galinhas. Em Portugal começou nas limpezas dos quartos e da cozinha e foi subindo a pulso até fazer formação na área do sushi e especializar-se. Gosta do conceito dos restaurantes no Japão: o sushiman de um lado e o público do outro lado do balcão. Quando o viu pela primeira vez, pensou: “é disto que eu gosto.”

E é isso que procura no seu trabalho no Sushi Design, embora o restaurante tenha mesas, Nuande Pekel consegue interagir com os clientes e perceber as suas reacções aos pratos.

Nas suas viagens, a maioria para fazer surf, o cozinheiro gosta de ir aos mercados tradicionais e provar os molhos ou comprar temperos que depois usa nos pratos que cria. “Viajo para descansar, mas tento provar as coisas da terra”, conta.

Já por cá tem uma grande preocupação com os ingredientes que usa. Além do peixe fresco, preocupa-se com o grão de arroz que usa no Verão e no Inverno. Por exemplo, no Verao usa um grão mais pequeno, norte-americano, para não ser tão pesado; e no Inverno um grão italiano, mais grosso, “é o Rolls Royce do arroz!”.

No Sushi Design pode escolher os pratos, mas também pode optar por um menu de degustação que oferece um miso especial, ceviche japonês, hot rol, um combinado de sushi e sashimi e uma sobremesa (35 euros).

Sushi Design - Hotel Farol
Avenida Rei Humberto II de Itália, 7
Telefone: 214 823 490

--%>