Fugas - mundo

Pub

Etiópia

Pub
  • Viagens cidades

    Na Etiópia, um desafio extremo

    Por Rui Barbosa Batista Fotografia por Lucy Manderson

    Poucos lugares no mundo são tão desafiadores e estimulantes quanto a Depressão de Danakil, uma das regiões mais inacessíveis e menos exploradas da Terra. É oficialmente a zona mais quente do planeta. Tem invulgares e coloridas paisagens lunares. Zona fronteiriça palco de letais problemas entre etíopes e eritreus - há turistas sequestrados e mortos. É cenário de milenares rotas de sal. E habitada por um dos povos mais resistentes e ferozes: os afar.

  • Viagens aventura

    À descoberta do sorriso da Etiópia

    Por Nuno Lobito Fotografia por Nuno Lobito

    A antiga Abissínia, com a sua capital Adis-Abeba, não é destino para todos nem de turismo fácil. Mas, para além dos estigmas da pobreza, dos problemas e quotidiano difícil, é uma África surpreendente, hospitaleira e simpática, conta-nos Nuno Lobito. E, apesar de anos duros, a Etiópia encontra o seu espaço e tempo para trocar sorrisos. Para quem quiser viajar à aventura, o fotógrafo adianta que não teve quaisquer problemas em conseguir visto no aeroporto (uns 20 dólares); já 20 ou 25 euros podem chegar para cada dia (refeições, hostel); a gastronomia é típica do Corno de África, feita de muitos temperos. "Convém andar com calma, sem grandes precipitações", aconselha Lobito, que a instabilidade da região não ajuda (nem a vizinhança, entre Sudão e Sudão do Sul, Djibuti, Eritreia - independente da Etiópia desde 1993 - ou Somália, além do Quénia)

  • Viagens aventura cidades

    A grande peregrinação a Santa Maria de Sião na Etiópia

    Por Sousa Ribeiro (texto e fotos)

    Durante dois dias, a igreja de Santa Maria de Sião, em Axum, no norte da Etiópia, acolhe mais de 20 mil peregrinos naquela que é a maior manifestação de fé da comunidade cristã ortodoxa. Assistimos às celebrações e estivemos a dois passos da capela onde, segundo reza a história sempre envolta nas brumas da dúvida, se encontra a Arca da Aliança, a relíquia que acompanhou os hebreus em fuga do Egipto a caminho da Terra Prometida.

--%>