Fugas - notícias

Paulo Pimenta

Época balnear já abriu em algumas praias

Por Fugas (com Lusa)

A época balnear abriu no domingo passado nas praias do concelho de Cascais e em quatro do concelho de Vila do Bispo. Em meados do mês inicia em Albufeira e na Praia da Rocha (Portimão), Pego Fundo (Alcoutim) e Torre (Oeiras). A Caparica também já têm vigilância.

Durante o mês de Maio, Cascais vai ter "nadadores salvadores em todas as praias balneares com a excepção de Abano e Baforeira", que só terão vigilância a partir de Junho, segundo confirmou o presidente da autarquia, Carlos Carreiras. Por agora estão assegurados mais de uma dezena de nadadores-salvadores, número que será reforçado "com a aproximação dos meses de maior afluência".

No Algarve, a época balnear já abriu nas praias de Burgau, Mareta, Martinhal e Salema, no concelho de Vila do Bispo. No dia 14 inicia em todas as praias de Albufeira, na Praia da Rocha (Portimão) e Pego Fundo (Alcoutim). Nas restantes a época começa no dia 1 de Junho.

As praias da Costa da Caparica e de S. João da Caparica, em Almada, também já estão vigiadas durante toda a semana. Aos fins-de-semana e feriados o serviço é reforçado, com "nadadores-salvadores nas praias do Castelo, Rainha, Morena, Sereia, Del Mar, Jamming, Palmeiras, Penú, Bicho de Água e Sol Nascente", segundo afirmou o presidente da associação CaparicaMar, Luís Vitorino.

Em 2011 a época balnear vai ter um reforço de 1000 novos nadadores-salvadores face a 2010, correspondendo a um aumento significativo de acordo com o Instituto de Socorros a Náufragos. Este ano há "4500 [nadadores-salvadores] aptos a estabelecer contratos" com as unidades balneares com apoios de praias licenciados para fazer exploração comercial. A PSP também vai reforçar o patrulhamento em terra, à semelhança dos anos anteriores.

MAIS

Público

--%>