Fugas - notícias

Ciclovia da Avenida Duque de Ávila

Ciclovia da Avenida Duque de Ávila Nuno Ferreira Santos

Rede alfacinha de bicicletas partilhadas pode arrancar em fase piloto

Por Público

A JCDecaux, empresa que ganhou concurso para a criação da rede de bicicletas em Lisboa, propõe uma fase piloto com 500 unidades nas Avenidas Novas. A proposta tenta colmatar um atraso de dois anos e aproveitar a nova ciclovia da zona.

O projecto devia ter sido inaugurado há dois anos, mas a autarquia ainda não encontrou uma solução para o seu financiamento. Contudo, a JCDecaux Portugal - Mobiliário Urbano e Publicidade já propôs à autarquia o início de uma fase experimental com 500 bicicletas - um quinto do total de 2500 unidades previstas, a distribuir por 250 estações.

O arranque da fase piloto deverá acontecer o mais cedo possível, na zona das Avenidas Novas, e aproveitando a recente reconfiguração da Avenida Duque de Ávila, que ganhou uma ciclovia. Contudo, o vereador José Sá Fernandes, responsável pelo projecto da rede de bicicletas partilhadas, nada quis dizer a respeito da proposta da JCDecaux para o lançamento de parte do projecto. "Não há novidades sobre esta matéria", disse ao PÚBLICO um elemento do seu gabinete.

A JCDecaux concebeu e gere a circulação de mais de 46 mil bicicletas na Europa - incluindo Paris onde, desde Julho de 2007, tem 20.600 bicicletas utilizáveis em 1451 estações -, em Brisbane (Austrália) e em Toyama (Japão).

PÚBLICO (Disponível a assinantes)

--%>