Fugas - notícias

Taberna do Verga a Mola (1998)

Taberna do Verga a Mola (1998) José Manuel Rodrigues

Grândola, vila das tabernas

Por Carla B. Ribeiro

Até 9 de Julho, Grândola anda a passear pela Rota das Tabernas. O percurso inclui oito casas típicas.

Depois da Rota dos Sabores de Évora, que decorreu entre Janeiro e Maio, eis uma nova forma de saborear o Alentejo. A Rota das Tabernas arrancou há uma semana e promete, até 9 de Julho, e pelo 17.º ano, revitalizar aqueles “locais de culto” grandolenses, segundo as notas de intenção da autarquia.

A rota inclui oito tabernas do concelho, nas quais não faltarão vinhos oriundos dos produtores do município e petiscos típicos, das Bochechas de Porco em Molho e Canja de Pombo Bravo aos Miolos com Carne de Alguidar ou os crocantes Torresmos da região. A acompanhar, promete-se um “menu cultural” surpresa, que pode incluir poetas populares, cante alentejano, fado ou música popular.

Já passou pela taberna dos Mosqueirões e no sábado o convite é para ir ao Café Triunfo. A Taberna das Sobreiras Altas tem programa agendado para 24 de Junho e no dia seguinte é a vez da Taberna Típica Alentejana.

Já em Julho, o encontro está marcado para a Tasquinha Zé de Moura, a 2, e, a fechar, para a Taberna o Justense, a 9. Todas as tabernas aceitam reservas.

[A foto integrou a exposição "Tabernas. Percursos na memória do Concelho de Grândola", com fotografias de José Manuel Rodrigues, em 1998, ano da primeira Rota das Tabernas. Posteriormente, a mostra deu origem a um livro e também uma colecção de postais]

www.cm-grandola.pt

--%>