Fugas - notícias

Arrozal no estuário do Sado, Comporta

Arrozal no estuário do Sado, Comporta Pedro Cunha

Comporta inaugura museu dedicado ao arroz

Desactivada há duas décadas, a antiga fábrica de descasque de arroz da Herdade da Comporta, em Grândola, num edifício dos anos 50, abriu ao público como espaço museológico dedicado a este cereal, um ícone da região. É no mesmo complexo onde se situa um célebre restaurante local, precisamente chamado Museu do Arroz.

Ana Duarte, responsável pelo programa museológico do Museu do Arroz, explicou à Lusa que todos os elementos expostos funcionam como um "puzzle, que se vai juntando para fazer a leitura do museu", repartido por três pisos. Há uma cronologia histórica da herdade, é feita uma introdução ao processo de descasque do arroz - com toda a maquinaria envolvida, mostram-se infografias, textos, fotografias e vídeos ou, claro, instrumentos das oficinas associadas à herdade.

A fábrica de descasque de arroz da Herdade da Comporta foi construída em 1952, tendo funcionado durante cerca de 40 anos. Uma parte foi reactivada para acolher o restaurante Museu do Arroz, que continua em funcionamento.

Horários: Terça-feira a Domingo (Encerra à Segunda-feira) das 10h00 às 13h00 | das 14h30 às 19h30.

Museu do Arroz

--%>