Fugas - notícias

  • (Praia da Amoreira)
    (Praia da Amoreira) Pedro Cunha

Em 2012 vão ser eleitas as 7 Maravilhas das praias de Portugal

Por Rafaela Freitas

As praias nacionais serão as próximas maravilhas a eleger pelos portugueses. Já no próximo ano, anunciou hoje a organização das 7 Maravilhas, serão eleitas as melhores praias espalhadas pelo país.

A lógica evocada é a da "preocupação ambiental" que, diz a organização em comunicado, "faz já parte da missão desde a eleição em 2010 das "7 Maravilhas Naturais de Portugal"". O objectivo continua a ser a promoção dos "grandes valores da identidade nacional", desta vez tendo em conta, afirma Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas, "uma das principais paixões de todos os portugueses".

De acordo com a organização, as praias nacionais são "um dos principais motivos para a escolha de Portugal como destino turístico" e uma fonte de "riqueza económica" pela pesca e exploração dos recursos hídricos. Também o reconhecimento internacional do país como "destino de excelência para a prática de desportos como o surf", diz o presidente da organização, é um "factor de diferenciação" das praias de Portugal.

O projecto "7 Maravilhas - Praias de Portugal" tem o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e arranca já este mês com a abertura das candidaturas. O processo de pré-selecção será assegurado por 70 especialistas e, posteriormente, por 21 personalidades notáveis. A votação, entre Maio e Setembro de 2012, será pública e poderá ser feita por SMS, chamada telefónica e internet.

--%>