Fugas - notícias

Miles Davis

Miles Davis "observa" as antigas instalações do Hot, encerrado desde Dezembro de 2009. Enric Vives-Rubio

Hot Clube volta a dar jazz a Lisboa em Dezembro

Por Público/Lusa

O Hot Clube de Portugal prepara-se para reabrir portas, dois anos após o incêndio que destruiu a cave onde funcionava o clube de jazz, na Praça da Alegria, em Lisboa. A festa arranca dia 21 de Dezembro nas novas instalações, um outro prédio da mesma praça.

A reabertura do Hot Clube Portugal (HCP) tem data marcada para 21 de Dezembro e será assinalada com espectáculos de entrada gratuita que se prolongarão até dia 23. Em cartaz estará a "prata da casa", segundo Inês Cunha, presidente do conselho directivo do HCP. O Quarteto e o Septeto do Hot Clube serão as atracções do primeiro dia. No dia 22, o concerto estará a cargo da Big Band. Os três dias de festa serão encerrados por jam sessions com alunos da escola do clube.

O novo espaço, nos números 47 a 49 da Praça da Alegria, em Lisboa, foi cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, após as antigas instalações terem sido destruídas por um incêndio em Dezembro de 2009. O edifício, onde outrora funcionava a casa do jazz, foi demolido no ano passado, restando apenas a sua fachada.

O HCP tem agora uma sede maior, com camarins, sistema de som renovado e um novo piano . "Desta vez, é um espaço feito para isto, enquanto o que tínhamos não era", afirmou Inês Cunha à Fugas. As instalações incluem ainda um jardim arborizado, para o qual já começam a ser pensados alguns espectáculos ao ar livre.

Após o regresso, o clube irá iniciar, a partir de Janeiro, uma programação regular - que ainda está a ser definida, adiantou Inês Cunha. Fundado em 1948, o HCP é considerado o mais antigo clube de jazz da Europa, tendo acolhido grandes nomes do jazz mundial, de Count Basie a Dexter Gordon, de Pat Metheny a Trummy Young ou Sarah Vaughn.

www.hcp.pt

--%>