Fugas - notícias

  • O chefe Ljubomir Stanisic é candidato ao prémio Melhor Livro de Culinária de Viagens, com “Papa Quilómetros”
    O chefe Ljubomir Stanisic é candidato ao prémio Melhor Livro de Culinária de Viagens, com “Papa Quilómetros”
  • Melhor Livro sobre Bebidas – Cerveja: “Receitas com Cerveja”, de M. Margarida Pereira-Müller
    Melhor Livro sobre Bebidas – Cerveja: “Receitas com Cerveja”, de M. Margarida Pereira-Müller
  • O livro de Fortunato da Câmara é candidato a um Prémio Gourmand de melhor do mundo
    O livro de Fortunato da Câmara é candidato a um Prémio Gourmand de melhor do mundo DR

Catorze portugueses concorrem a melhores livros de cozinha do mundo

Por Carla B. Ribeiro

Catorze livros de cozinha portugueses estão nomeados para os prémios Gourmand de Melhores do Mundo. Os vencedores nacionais começaram a ser informados no dia 15, mas só no fim da semana passada a lista final foi revelada. Em Março, conhecer-se-ão os vencedores mundiais.
As nomeações começam logo pelo galardão Melhor Livro do Chef, no qual se encontra “Entre Coentros e Poejos”, do chefe António Nobre (edições Caminho das Palavras). Também em destaque está o resultado do programa televisivo de Henrique Sá Pessoa: “Ingrediente Secreto” (edições Casa das Letras) está indicado para Melhor Livro de Cozinha de Televisão. Já Fortunato da Câmara está entre os nomeados para o prémio Melhor Livro de História da Culinária, com “Alimentos ao Sabor da História” (ed. Colares), que conta com prefácio do antigo jornalista da FUGAS David Lopes Ramos (1948-2011). O chefe Ljubomir Stanisic é candidato ao prémio Melhor Livro de Culinária de Viagens, com “Papa Quilómetros” (ed. Casa das Letras).
 
“Cozinha com Ciência e Arte” (Bertrand), de Joana Moura, é um dos candidatos a Melhor Livro de Culinária para Profissionais; “Bimby, Receitas com História” (Bertrand), da Vorwerk Portugal, com textos de Catarina Passos, está entre os indicados para Melhor Livro de Cozinha Empresarial; “Sarrabulho de Ponte de Lima”, de Nuno Vieira e Brito e Ana Paula Vale, editado pelo município de Ponte de Lima, candidata-se a ser o Melhor Livro de Cozinha Local; e “Comer o Mundo” (ed. Objetive), de Maria & Kiko Martins, a Melhor Livro de Cozinha Estrangeira.
 
Por iguarias, o Melhor Livro de Cozinha em torno de um único ingrediente poderá vir a ser o “Porco Alentejano O Senhor do Montado”, de Alberto Franco (ed. Althum); o melhor Livro de Sobremesas, o “Do Convento para a Bimby”, da Vorwerk Portugal (Bertrand); o Melhor Livro de Peixe, “Sabor Amar”, de Aimé Barroyer (com textos de Fortunato da Câmara e fotografia — nomeada para Melhor Fotografia Culinária — de Mário Cerdeira; e o Melhor Livro de Pão, “A Tradição do Pão em Portugal”, de Mouette Barboff (ed. CTT - Correios de Portugal). 
 
Portugal recebe ainda uma indicação para o Melhor Livro sobre Bebidas – Cerveja: “Receitas com Cerveja”, de M. Margarida Pereira-Müller (Feitoria dos Livros).
 
Os prémios Gourmand World Cookbook nasceram em 1995 e distinguem, anualmente, os melhores livros de gastronomia e vinhos de todo o mundo em 41 categorias para livros de culinária e 18 para livros de bebidas. Em 2012, os vencedores serão anunciados a 6 de Março, um dia antes do arranque da Feira de Livros de Cozinha de Paris, que decorre de 7 a 11 de Março.
--%>