Fugas - notícias

Mike Segar/Reuters

Beja vai ser um jardim de borboletas

Por Lusa/Fugas

Um borboletário, composto por plantas mediterrânicas e para criação e exibição de várias espécies de borboletas, vai "nascer" no jardim público de Beja. E há mais novidades: um jardim mediterrânico, hortas pedagógicas e um estábulo para póneis.

Através do borboletário, pretende-se criar "mais uma atracção para valorizar, dinamizar e tornar mais atractivo" o Jardim Gago Coutinho e Sacadura Cabral, "um dos ex-líbris" e "uma das zonas verdes mais importantes" de Beja, explicou à agência Lusa o presidente da autarquia, Jorge Pulido Valente.

A criação do borboletário está inserida na segunda fase de requalificação do jardim, que incide sobre a zona poente e prevê também a construção de um jardim mediterrânico, de hortas pedagógicas e de um estábulo e um picadeiro para os dois póneis do jardim.

O borboletário será "importante para potenciar o turismo científico e ecológico", disse o autarca, além de funcionar como espaço de “sensibilização” da população escolar e geral para a educação ambiental, nomeadamente para "a importância da conservação da natureza e da biodiversidade".

O espaço estará aberto diariamente para visitas guiadas, que serão pagas, para assegurar a "sustentabilidade financeira" do projecto, referiu Pulido Valente. A construção poderá arrancar este ano, se o projecto for aprovado e a autarquia conseguir encontrar um parceiro, além de apostar também na recolha de contributos da população.

--%>