Fugas - notícias

  • Pegadas dos Lagosteiros
    Pegadas dos Lagosteiros DR
  • Pedra da Mua
    Pedra da Mua
  • Forte Batalha
    Forte Batalha

Sesimbra mostra-se em visitas gratuitas «à la carte»

Por Ana Saleiro

Em Julho e Agosto, Sesimbra propõe "Património à La Carte". Os locais mais emblemáticos da vila e arredores vão ser servidos num menu de fim-de-semana, repleto de visitas gratuitas.

"Património a La Carte" é um programa de visitas guiadas que intregra vários pontos de destaque de Sesimbra. O objectivo é dar a conhecer o património da vila através de passeios pela região e proporcionar aos participantes um programa diversificado que oferece várias experiências durante os três percursos disponíveis.

As visitas começaram dia 7 de Julho com o percurso Chã dos Navegantes e Fortalezas da Costa e no dia 15 será a vez de Pegadas da Pedra da Mua e dos Lagosteiros e visita ao interior do Aqueduto do Cabo e ao Minho de Outeiro - sendo que este último volta a realizar-se no último dia do programa (11 de Agosto).

O terceiro percurso realiza-se a 3 de Agosto com um piquenique ao luar na Lapa do Fumo e jantar junto ao cemitério do Homem do Neolítico.

As visitas são gratuitas, os interessados terão apenas que efectuar uma inscrição por telefone ou por e-mail. A realização dos passeios está sujeita a uma participação mínima de 10 pessoas.

Chã dos Navegantes + Fortalezas da Costa
Este é um percurso pela zona do Cabo Espichel, que prima pelo contraste entre a serra e o mar, em direcção à Chã dos Navegante. O circuito inicia-se às 9h junto ao painel no início da estrada EN379.

Pegadas da Pedra da Mua e dos Lagosteiros + Visita ao interior do Aqueduto do Cabo e ao Minho de Outeiro
Durante esta visita, a passagem por terras do final do Jurássico e do início do Cretácico é obrigatória. Observam-se pegadas deixadas por dinossauros há mais de 100 milhões de anos. De seguida, a paragem é o Aqueduto do Cabo e o Moinho do Outeiro. Realiza-se em Julho e Agosto. O ponto de encontro é às 9h no mesmo local do percurso anterior.

Piquenique ao luar na Lapa do Fumo + Jantar junto ao cemitério do Homem do Neolítico
É o único percurso nocturno. Repleto de mistérios, inicia-se às 21h com o piquenique ao luar junto à Lapa do Fumo e termina com a necrópole do Homem do Neolítico, uma gruta contemporânea ao Jurássico com estalactites e estalagmites. O ponto de encontro é na estrada EN379 junto à estrada para os Pinheirinhos.

CM Sesimbra

--%>