Fugas - notícias

  • A praia do Camilo ficou em 2.º, depois de uma praia das Caraíbas e antes de uma da Califórnia
    A praia do Camilo ficou em 2.º, depois de uma praia das Caraíbas e antes de uma da Califórnia Mara Gonçalves
  • A imagem que ilustra o destaque à praia do Camilo no TripAdvisor
    A imagem que ilustra o destaque à praia do Camilo no TripAdvisor DR/TripAdvisor/Utilizador emanthony
  • É pequena mas vale pelas
    É pequena mas vale pelas "falésias pitorescas" que "rodeiam a areia dourada" DR/CM Lagos
  • À praia do Camilo não faltam degraus...
    À praia do Camilo não faltam degraus... Mara Gonçalves

Lagos tem uma das dez praias «maravilhosamente únicas» do mundo, diz TripAdvisor

Por Fugas

A pequena (mas sedutora) Praia do Camilo, em Lagos, surge em 2.º lugar neste novo top do megaportal de viagens

As praias não se medem aos palmos e para prová-lo aí está uma nova distinção para a Praia do Camilo, umas das "estrelas" da Costa d' Oiro de Lagos. É pequena, de facto, mas a sua forma em concha, posição estratégica e atributos naturais (e não só: o restaurante local também está em destaque) acabam de colocá-la na elite mundial das praias "maravilhosamente únicas" segundo o TripAdvisor

Nesta lista agora revelada pelo portal de viagens, coligida a partir da opinião de milhares dos seus utilizadores, Camilo aparece logo em 2.º lugar, entre paraisos naturais das Caraíbas ou EUA: a liderar, The Baths, na Virgin Gorda (umas das Ilhas Virgens Britânicas); depois da praia lacobrigense, surge a californiana Pfeiffer Big State Beach.
 
O destaque dado à praia do Camilo - que, por coincidência, vai ser alvo de uma intervenção por causa de arribas instáveis - é resumido de imediato: "falésias pitorescas rodeiam a areia dourada", referem. Nos habituais tops de atracções de cada zona, a praia surge mesmo como a segunda atracção obrigatória entre 18 que se salientam em Lagos. A boa cotação do areal é fácil de perceber, tendo em conta a pontuação e rasgados elogios dos viajantes registados no site. "Provavelmente, a minha praia preferida de sempre", escreve Guy F, do Canadá, sintetizando a praia em duas penadas: "Sim, esta praia é pequena, mas o cenário é absolutamente fabuloso".
 
Entre várias menções às formações rochosas e outras belezas naturais ou às águas azul-turquesa, também há quem, como Fernando P de Lagos - decerto mais sapiente dos pontos altos e fracos da sua praia -, adianta, após os elogios, que não é a praia certa para passar um dia sossegado durante o Verão ("fica cheia muito depressa" na estação alta), tem muitos degraus para subir e descer, "parque de estacionamento limitado" ou "pedras e rochas no mar". Além de que, acrescente-se, "para ir à casa de banho é preciso subir todos aqueles degraus". 
 
A praia do Camilo (vigiada e, segundo a autarquia de Lagos, "com boas condições balneares"), insere-se nas praias da Costa d'Oiro, assim chamada pelo coloração das rochas. São recantos de areias douradas e águas límpidas calmas, "encaixadas no rendilhado rochoso", como resume a Câmara de Lagos. Várias interligam-se por túneis escavados na rocha, com "pequenas línguas de areia suave". Estas "magníficas enseadas" começam na Praia Formosa (mais conhecida como da Batata) e prosseguem pela praia dos Homens, dos Estudantes, da Caldeira, do Pinhão, da Dona Ana, do Camilo, dos Pinheiros e até à Praia Grande.  
 
O acesso à praia do Camilo faz-se pela estrada da Ponta da Piedade, sendo a passagem à praia feita por uma "longa e renovada escadaria". No topo da arriba fica o restaurante, especializado em peixe e marisco, com uma esplanada a assegurar uma abrangente vista panorâmica de tirar o fôlego. O restaurante, aliás, foi recentemente renovado de alto a baixo (a estrutura antiga foi destruída e foi erguida uma nova) e modernizado.
 
Como acontece com muitas das praias rodeadas de falésias, aconselha-se a ter cautelas redobradas com possíveis desprendimentos de pedras, permanecendo afastado das zonas junto às arribas.
 
A lista das "dez praias maravilhosamente únicas" fica assim hierarquizada: The Baths (1.ª - Virgin Gorda), Camilo (2.ª - Lagos, Portugal), Pfeiffer (3.ª - Califórnia, EUA), Maho (4.ª - St Maarten, Caraíbas), Glass Beach (5.ª - Califórnia), Los Dedos Playa Brava (6.ª - Punta del Este, Uruguai), Lagoa de Jokulsarlon (7.ª - Islândia),  Playa de Gulpiyuri (8.ª - Astúrias, Espanha), Children's Pool (9.ª - Califórnia, EUA), Scala dei Turchi (10.ª - Realmonte, Itália). 
--%>