Fugas - notícias

  • 1.º Campeonato Português da Pizza
    1.º Campeonato Português da Pizza DR
  • 1.º Campeonato Português da Pizza
    1.º Campeonato Português da Pizza DR
  • 1.º Campeonato Português da Pizza
    1.º Campeonato Português da Pizza DR
  • Chefe Giuseppe Irace e equipa de La Fiamma
    Chefe Giuseppe Irace e equipa de La Fiamma DR/La Fiamma

A melhor pizza? Está em Arcozelo, Barcelos

Por Fugas

O mestre da pizaria La Fiamma,em Arcozelo, Barcelos, foi o vencedor do 1.º Campeonato Português da Pizza, que reuniu mais de duas dezenas de profissionais no Porto.

Um torneio inédito de sabores e texturas estreou-se esta semana no Porto, graças à iniciativa do mestre pizzaiolo Antonio Mezzero - o proprietário da Pulcinella de Matosinhos e o primeiro no país a receber a chamada “estrela Michelin” das pizzas, certificação da Associazione Verace Pizza Napoletana.

O 1.º Campeonato Português da Pizza, que decorreu segunda-feira na Praça D. João I, no Porto, teve como vencedor do prémio "melhor pizza", o chefe Giuseppe Irace. A trabalhar na La Fiamma (Arcozelo, Barcelos), Irace, com a sua  Napoli Palermo", conseguiu conquistar os favores do júri especializado que avaliou as produções a concurso num evento que reuniu mais de duas dezenas de pizzaiolos de todo o país. E quem quiser provar a pizza campeã da Fiamma, a pizaria informa que "estará novamente disponível" a partir desta sexta-feira.

A pizza do chefe Irace conquistou também o 2.º lugar em Beleza (aqui, a vencedora foi a Generoso de André Martins Rodrigues, da Vieri em Esmoriz).

No top das melhores pizzas ficaram Vítor Peixoto (pizzeria Siamo in Due, Esposende, com a pizza que leva o nome da casa) e Manuel Fernando Fernandes (pizzeria Napolitana, Pevidém/Guimarães, com a pizza Pepperoni). No top da "beleza", além de Irace e Martins Rodrigues, refira-se o 3.º lugar que coube a Pedro Girão, da Girão (Porto), com a Pizza d'Aldeia.

No júri, incluiam-se "especialistas de renome e representantes de diferentes competições internacionais da especialidade", casos de Giorgio Damasio, Augusto Gemelli, Carmine Basile, Leone Copolla, Giovanni Portese, Hélio Loureiro, Pedro Lemos, Marco Gomes, Lígia Santos e Ruy Leão. 

As receitas do evento, a que acorreram centenas de portuenses e turistas e que incluiu shows de pizza acrobática por campeoões da especialidade, reverteram a favor da ala pediátrica do Instituto Português de Oncologia do Porto.

E, afinal, qual é o segredo da "boa" pizza? "A paixão com que se cozinha", resumia o chefe organizador, Antonio Mezzero, que salientou que o objectivo do torneio é "promover a pizza e os pizzaiolos de Portugal”. Em comunicado, Mezzero manifestou-se “muito satisfeito” com o "sucesso da iniciativa" e afirma "empenho redobrado" para a realização do 2.º Campeonato Português de Pizza em 2015.

--%>