É das cinzas do grupo CS, do empresário Carlos Saraiva, que nasce a Nau Hotels & Resorts. A marca do novo grupo hoteleiro foi lançada pela empresa de capital de risco ECS Capital, detentora dos hotéis CS integrados num Plano Especial de Revitalização, e ligada a outras unidades hoteleiras pelo país.
Para já, passam a navegar sob a bandeira da Nau hotéis como o Vintage House (Douro) ou o hotel Vintage (Lisboa), Lago Montargil & Villas (no Alentejo) e unidades algarvias como São Rafael (Suítes e Atlântico), Salgados (engloba o Palace, Dunas Suítes, Palm Village ou Vila das Lagoas) e o Morgado Golf & Country Club.
A marca, informam em comunicado, quer ter uma “oferta distintiva, moderna e inovadora, capaz de atrair consumidores e parceiros em todo o mundo” e por incluir (estas e no futuro outras) unidades hoteleiras de “cinco estrelas e quatro estrelas superior, geograficamente distribuídas por todo o país”.
Mas a rede integra também outros activos, nomeadamente três campos de golfe (os dos Salgados, Morgado e Álamos) ou o “maior centro de congressos do Algarve com mais de 1600 lugares” (o Palácio de Congressos de Algarve).
Para já, as contas da Nau Hotels & Resorts ficam por “mais de 1300 unidades de alojamento” (entre quartos, suítes e apartamentos) com “cerca de 3300 camas” e empregando “mais de 800 colaboradores em termos médios ao longo do ano”.
Mas, para 2015, já brilharão outras estrelas no universo Nau, caso do Palace Lisboa Hotel, instalado no antigo Palácio do Governador, em Belém, com 60 quartos e com previsão de abertura para o Verão.
A escolha da denominação Nau para a rede é explicada em comunicado com duas leituras imediatas: a portuguesa, no sentido de embarcação à vela, que, dizem, “remete para a abertura de novos mercados e territórios”; e a anglo-saxónica, aproximando-se sonoramente do inglês now (agora), o “que reforça os atributos da marca: moderna, adaptável e dinâmica”.