Fugas - restaurantes e bares

DR

Encontro de Vinho e Sabores: copo cheio, mesa farta

Por Fugas

Mais de 2500 referências de vinho. Tertúlias e o lançamento de um pastel de nata com vinho fino. O Encontro com o Vinho e Sabores regressa a Lisboa de 11 a 14 de Novembro.

Diz o ditado que em Dia de São Martinho “vai à adega e prova o vinho”. Quis o calendário que 11 de Novembro fosse o dia de arranque de mais um Encontro com o Vinho e Sabores e, se durante os próximos quatro dias, a adega é substituída pelos pavilhões do Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), em Lisboa, vinhos não faltarão.

São mais de 2500 referências, de cerca de 450 produtores, vindos de todas as regiões vitivinícolas do país e alguns do estrageiro. Muitos vão mostrar as novidades das últimas colheitas, alguns os seus néctares mais icónicos, outros os vinhos mais raros.

Além da área expositiva, onde os visitantes podem provar e adquirir garrafas, o programa é uma vez mais marcado pelas provas comentadas especiais. São 12, algumas já esgotadas, cada uma delas dedicada a um tema diferente. Esta sexta-feira, por exemplo, há uma sobre Porto Graham’s, Vintage e Colheitas e outra relativa aos vinhos da talha, que começam a estar em voga em Portugal. No sábado, o programa integra cinco provas especiais ao longo do dia (de Pêra-Manca e Scala Coeli, a partir das 14h30, aos Vinhos da Madeira, às 18h30) e, no domingo, decorrem as últimas quatro.

Organizado pela Revista de Vinhos, estes continuam a ser o ex-libris do evento, mas a mesa está cada vez mais composta. Este ano, os três dias abertos ao público em geral – o programa de segunda-feira é exclusivo para profissionais do sector – têm um ingrediente a orientar a programação gastronómica. Na sexta-feira, as tertúlias têm como tema o azeite, sábado é dedicado ao arroz e, no domingo, o bacalhau antecipa os sabores do Natal.

Além das palestras, há sessões de harmonização com vinhos e demonstrações de culinária, a cargo dos chefs Henrique Mouro (Bagos Chiado), Tiago Bonito (Lisboeta), Paulo Morais (Rabo d'Pêxe) e do chef pasteleiro Joaquim Sousa (The Oitavos Hotel).

A programação fica completa com a entrega de prémios do concurso de vinhos A Escolha da Imprensa 2016, a fechar o primeiro dia, e com a apresentação de dois livros, Vinhas Velhas de Portugal, uma edição dos CTT escrita por Luís Antunes, e Histórias com vinho e outros condimentos, uma compilação de crónicas João Paulo Martins, crítico de vinhos.

O pavilhão dos sabores reúne ainda stands de vários restaurantes, marcas e produtores portugueses, da doçaria da Cruz de Pedra ao licor de Aveiro ou aos fumeiros da Casa de Lamego. É aqui que se estreará a Companhia da Nata, um novo projecto de comida ambulante que se lança com um “pastel de nata de vinho fino”, unindo a iguaria da pastelaria portuguesa ao icónico vinho do Porto.

Encontro com o Vinho e Sabores
De 11 a 14 de Novembro
Centro de Congressos de Lisboa
Horário: sexta das 18h às 22h; sábado e domingo das 14h às 20; segunda das 11h às 18h (dia exclusivo para profissionais do sector)
Preços: a entrada custa 10 euros; o copo de provas, opcional, é mais 3 euros; e cada prova especial custa 35 euros
www.revistadevinhos.pt

--%>