Fugas - Viagens

DR

Ele procura companheira para uma volta ao mundo. Tem é que chamar-se Elizabeth Gallagher

Por Fugas

Jordan Axani anda à procura de uma canadiana com o mesmo nome da ex-namorada, para ir com ele na volta ao mundo que já tinha pago. A invulgar demanda tornou-se já um fenómeno da Internet.

actualização 19.12.04: Jordan já escolheu a Elizabeth com quem vai dar a volta ao mundo

Em menos de 24 horas tornou-se notícia em alguns dos principais meios de comunicação do mundo, com destaque para CNN ou Telegraph, e já somava uns 300 comentários no post do Reddit, onde anunciou a demanda: “Chama-se Elizabeth Gallagher (e é canadiana)? Quer um bilhete de avião à volta do mundo gratuito?”.

A proposta é aliciante e, segundo uma recente actualização no post inicial, “muitas Elizabeth Gallagher já se voluntariaram e vão continuar a fazê-lo, o que é incrível a todos os níveis (yay Internet!)”. "Temos tido tantos emails para analisar, que ainda não conseguimos separar todas as Elizabeth Gallagher, mas acredito termos entre 10 e 20 Elizabeth Gallagher canadianas", responde-nos via email Shaun, irmão de Jordan, que o tem "ajudado a gerir toda esta atenção que ele tem recebido".

Jordan Axani tinha marcado em Março uma viagem à volta do mundo para realizar em redor deste Natal com a namorada. Quando terminaram o relacionamento, surgiu a questão: pagar valores avultados para trocar de parceiro de viagem ou desperdiçar os bilhetes (os voos são o único aspecto da viagem incluído na “oferta”)?

A nova e original solução surgiu num jantar de grupo: encontrar alguém que tenha o mesmo nome da ex-namorada, um passaporte canadiano e que queira utilizar os bilhetes. De acordo com Shaun, a reserva dos voos não implicou o registo de nenhum cartão de identificação, "apenas nacionalidade, primeiro e último nome", tornando esta troca possível.

Alterar o nome do titular de um bilhete de avião "é quase impossível", queixa-se Jordan no texto inicial. Algumas das companhias aéreas "foram mesmo conclusivas em dizer que o nome não podia ser alterado", diz-nos Shaun. Esta história não se desenrolará a bordo da TAP, mas a transportadora aérea portuguesa é uma das empresas que não permite a alteração do titular do bilhete, considerando este "intransmissível" a partir do acto da reserva.

A rota programada à volta do globo começa em Nova Iorque a 21 de Dezembro e termina em Toronto a 8 de Janeiro, com paragens em Milão (Itália), Praga (República Checa), Paris (França), Banguecoque (Tailândia) e Nova Deli (Índia).

Quanto à antiga namorada, Jordan pede que “respeitem a sua privacidade” e, em resposta a um comentário, conta que não a têm "incomodado muito". “Temos estado em contacto todo o dia. Isto apanhou ambos de surpresa de uma forma alucinante”.

Actualizada dia 6 de Novembro de 2014 com exemplo da TAP e respostas ao email.

--%>