Fugas - notícias

  • Pedo Cunha
  • Tiago Machado
  • Daniel Rocha
  • Pedro Cunha
  • Miguel Madeira
  • Rui Gaudêncio
  • Pedro Cunha
  • Rui Gaudêncio

Ericeira e Óbidos candidatas a melhores 'pequenos destinos' da Europa

Por Luís J. Santos

Site internacional de viajantes promove votação de "Best Big-Time Small Destinations", com aldeias, vilas e pequenas cidades em competição. Até 14 de Fevereiro.

O Globalgrasshopper, portal internacional para "viajantes independentes", aliou-se à Hotel.info, site de reservas hoteleiras, e juntos lançaram uma votação online onde os destinos não se medem aos palmos. Neste campeonato, só entram terras com menos de 100 mil habitantes e que não fazem parte dos caminhos mais massificados do turismo europeu.

Por Portugal, foram seleccionadas as vilas de Óbidos (no distrito de Leiria) e Ericeira (no distrito de Lisboa) como candidatas oficiais ao galardão.

A escolha das finalistas foi feita com base nos "destinos europeus preferidos" dos utilizadores dos portais que organizam o evento. "Juntos escolhemos 52 pequenas e pitorescas povoações. Agora é a vossa vez de escolher um vencedor", resumem.

A competição decorre por eliminatórias em que cada dois destinos são colocados num frente-a-frente decisivo. Em cada um dos sites, são listados, desta forma, 26 destinos . Os utilizadores são convidados a eleger os melhores em ambos os sites. A final consistirá num mano-a-mano entre os destinos eleitos em cada site.

No caso português, a batalha da Ericeira é com Narva, na Estónia - conhecida como a "pérola barroca do Báltico" -, e decorre no hotel.info.

Óbidos  vai à guerra com Ribe, a cidade mais antiga da Dinamarca, e decorre no Globalgrasshopper.

Sobre a Ericeira, o site destaca as suas praias e ondas que a tornam um "paraíso para surfistas", a sua localização na falésia que garante "belas vistas panorâmicas" ou os restaurantes, com "o melhor marisco da região".

De Óbidos, conta-se a história de como foi "oferecida" como "presente de casamento" por Dom Dinis à Rainha (Santa) Isabel ou como a "cidade fortificada com casas imaculadamente brancas e castelo medieval" é detentora de "vistas magníficas".

Nos portais, cada destino tem direito a um cartão de apresentação e pontuações que resumem as suas mais-valias segundo avaliações várias (o número de hotéis na zona, a presença em termos de imagens na web, o número de "fãs" de cada destino no Facebook, as menções no Instagram ou Foursquare ou a distância do local até ao aeroporto mais próximo - sendo que, no caso, quanto mais longe melhor).  

Além das vilas portuguesas, há competições como, entre outras, Bodrum (Turquia) vs Ordino (Andorra), Dubrovnik (Croácia) vs Toledo (Espanha), Winchester (Inglaterra) vs Trencin (Eslováquia), Lindos (Grécia) vs La Valeta (Malta), Galway (Irlanda) vs Trakai (Lituânia), Mostar (Bósnia & Herzegovina) vs Sitges (Espanha) ou Èze (França) vs Luxemburgo.

A votação fecha a 14 de Fevereiro e o vencedor será anunciado "pouco depois", informam os organizadores.

--%>