Fugas - restaurantes e bares

Miriam Lago

A noctívaga casa de Dr. Facto e D.ª Odessa

Por Luís J. Santos ,

Nunca tantos carecas se sentiram tão bem num salão de cabeleireiro. Isto porque o Lux tem novo vizinho e o Cais da Pedra, em Lisboa, tem novo residente: à noite (de 5.ª a sábado, pelo menos), o cabeleireiro Facto Lab transfigura-se em Odessa, bar-porto com o Tejo a dois passos.
A noctívaga casa de Dr. Facto e D.ª Odessa

Anda o Cais do Sodré a espantar os nomes portuários e eis que da fina-flor da linha comercial deluxe do Cais da Pedra nasce um conceito nocturno baptizado segundo a histórica cidade ucraniana, exbaluarte da União Soviética, porto magno do Mar Negro. Com o Tejo aos pés e os barcos no horizonte (ou a dois palmos), Odessa abriu este mês, ainda sem fazer grandes ondas enquanto procura o seu rumo, sendo certo que a sua localização geográfica é garante, desde já, de certo rumo: é que fica a dois passos do Lux e, para mais, um e outro são um casamento feito no céu. O pormenor: Odessa é um alter-ego do Facto Lab, salão de cabeleireiros com identidade firmada e com jeito (dizem-me) para cortes modernos e outras perícias estéticas. Na prática, cortam-se cabelos em horário diurno, e, no mesmo espaço (com uns retoques), bebem-se copos e abana-se a melena em horário nocturno (pelo menos, de quinta a sábado). Ora cá está um cabeleireiro que também fará as delícias dos carecas (calma, que o escriba escreve por experiência própria).

O salão de cabeleireiro Facto abriu em 2002 no Cais da Pedra - uma extensão do primeiro, no Bairro Alto, onde chegou em 1999. Com um conceito de laboratório de cabelos (tem lab por apelido) não é de admirar que este mote laboratorial sirva às mil maravilhas ao espaço versão bar. A casa de Santa Apolónia soma 200m2 de espaço livre num design limpo, geométrico, que utiliza materiais nobres, cores primárias e objectos de formas puras, numa atmosfera mais utilitária que decorativa, sublinhada também pela utilização de peças recicladas. Um cenário funcional de pinceladas industriais, assinado por um dos seus proprietários, Igor Ferreira, que dá a cara pelo Facto / Odessa - e que tem experiência firmada no desenvolvimento de espaços inovadores, casos da Sneakers Delight - que antes esteve onde está este Facto, ou da Eastpack Store. Agora, mesmo espaço, outro tempo; troquemos o dia pela noite, o Facto por Odessa.

Entramos ao som do funkzinho que serpenteia na atmosfera enquanto uma passadeira nos conduz até quase à cabina do DJ (que é recepção durante o dia), moldada em grandes placas metálicas de contentores de transporte marítimo. O espaço, agora envolvido por uns nocturnos vermelhos, é riscado a luz e pontuado no tecto por lanternas que outrora terão auxiliado muito marinheiro. Pela casa, permanecem os traços do trabalho diurno: as "estações de serviço" de cada cabeleireiro, com seu respectivo espelho, ajudam a reflectir vaidades; uns cadeirões (coroados com uns belos cactos) ajeitam-se agora para receber gente de copo na mão. Com secadores, tesouras e afins saídos de palco, a cena é dominada agora por um artilhado balcão de bar, antes mais recatado.

Porém, a estrela mais fulgente é a esplanada, com o rio mesmo ali - para mais, está paredes-meias com o Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, garantia de que terá frequentemente no horizonte algum navio de cruzeiro. A marcar a esplanada, umas esplendorosas sólidas mesas de moldagem industrial, chegadas da Holanda e perfeitamente recicladas, e um imponente balcão de bar em ferro, feito para o local ("o serralheiro teve aqui muito trabalho", contam-nos). O detalhe marítimo chega mesmo aos elementos que servem de separadores entre a esplanada do Facto/Odessa e a esplanada vizinha (o gourmet Deli Delux) - peças de madeira que outrora, na margem Sul, serviam para suportar barcos.

Nome
Odessa
Local
Lisboa, Lisboa, Av. Infante D. Henrique - Armazém B, Lj.9
Telefone
218822898
Horarios
Quinta a Domingo das 22:00 às 02:00
Sexta e Sábado das 22:00 às 03:00
--%>