Fugas - restaurantes e bares

Rui Soares

Ao sabor dos petiscos e da tradição culinária dos Açores

Por José Augusto Moreira ,

A Taberna Bay recolhe o nome da baía de São Roque, na ilha açoriana de São Miguel, e une a paixão pela cozinha açoriana ao gosto pelo receituário antigo e local.

A paixão pela cozinha açoriana e o gosto pelo receituário antigo e local juntam Álvaro Lopes e Paulo Mota, dois chefs já com longas carreiras nos fogões de prestigiados hotéis de São Miguel. Além da amizade, une-os também a pertença à Tertúlia do Petisco, um grupo que agrega apaixonados pelos produtos e a tradição culinária mais popular das ilhas atlânticas. Daí à abertura de um espaço gastronómico onde a partilha de degustação dos petiscos locais fosse o mote, foi o passo óbvio. 

A Taberna Bay recolhe o nome da baía de São Roque, logo após a marina e o porto de cruzeiros de Ponta Delgada. O mar espraia-se nas rochas e os salpicos refrescam a esplanada que se ergue do espaço relvado. Um patamar que convida aos fins de tarde petisqueiros, onde as lapas, moreia frita, assaduras, pé de torresmo ou ovos com morcela merecem ser degustados à boa maneira popular. Com vinho ou cerveja, que há do melhor nas produções locais.

No entanto, não se esgota nos petiscos a oferta desta taberna que abriu porta há coisa de meio ano e que pode proporcionar refeições diárias, ou até bem mais completas e requintadas, como foi o caso do jantar vínico com os vinhos do Douro da casa Burmester. O pretexto foi a realização da Wine in Azores, uma mostra de vinhos que junta centenas de produtores nacionais e atrai milhares de visitantes. É já considerada como o maior evento empresarial dos Açores e é também, seguramente, uma das mais relevantes feiras de vinho nacionais. 

O jantar tinha, portanto, que estar à altura do momento e Álvaro Lopes e Paulo Mota não se fizeram rogados: um menu de qualidade e exigência culinária que seriam insuspeitos face ao posicionamento mais simples e popular da Taberna Bay. 

Tártaro de salmão em tosta de alho, trufas de morcela e ananás, e focaccia de azeitona e mousse de atum, a puxar pelo cocktail de Porto branco extra seco. Para o Colheita Branco 2015, os chefs prepararam um saboroso risotto de lapas e algas, que contou com queijo velho de nove meses e açafroa como elementos essenciais.

Também de matriz açoriana o tataki de atum em crosta de sementes e café, que casou com o Reserva Branco 2014 e acompanhava com salteado de legumes e compota de cebola. Para o tinto, o Reserva 2014, um belo estufado de rabo e boi em bolo lêvedo, com interessante complemento de batata-doce e inhame panado, dois dos mais representativos tubérculos regionais. Nas sobremesas, com o Porto LBV 2011 e o Tawny 20, destaque para o especioso pudim de inhame assinado por Álvaro Lopes. 

A lua brilhou alto sobre a baía de São Roque, mas também no dia-a-dia há luz para petiscos e refeições de sabor regional.

Nome
Taberna Bay
Local
Ponta Delgada, Ponta Delgada, Avenida do Mar - São Roque
Telefone
296 382 439
Horarios
Todos os dias das 11:00 às 22:30
--%>