Fugas - restaurantes e bares

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Café-bar literário numa casa da cultura

Por Andreia Marques Pereira ,

ACASADABOAVISTA, no Porto, é muita coisa, mas não é fácil de definir. O Chiado Café Literário é parte integrante do projecto, onde se desenvolvem actividades que vão desde workshops para crianças a jantares temáticos, exposições, concertos e, claro, apresentações de livros — da Chiado e não só.

Entra-se como se se entrasse numa casa, mas não numa casa qualquer. Uma casa da alta burguesia, erudita, boémia, lúdica, até. ACASADABOAVISTA é muita coisa, mas não é fácil de definir. Talvez possamos começar a simplificar, dizendo que uma das coisas que é, é o Chiado Café Literário, a sua grande âncora. Mas tem muitos mais fôlegos. Só a própria casa vale uma visita quase museológica, valendo-se da arquitectura quase intocada de inícios do século XX (1901), com estuques e pinturas murais e de tecto, a que os novos locatários acrescentaram mobiliário a condizer. Por isso, siga-se Fernando Pessoa, cuja estátua a emergir de livros está à porta (e já foi confundida com uma de Joyce), entre-se, visite-se, sente-se. A casa é para todos e aqui vive cultura, no seu sentido mais lato.

Depois de anos fechada, a casa de fachada revestida a granito no rés-de-chão (elevado) e janelas com voltas mouriscas foi o local perfeito para Luís Pires e Sofia Pinto concretizarem o “desejo de ter uma livraria que associasse café, bar e, eventualmente, gatos”, explica Luís. O único gato que vemos é de pano e está numa cadeira de crianças antiga, madeira escura, porque a legislação é exigente e não foi possível concretizar essa vontade.

E, entretanto, a ideia inicial mudou quando a Chiado Editora abriu o Chiado Clube Literário & Bar em Lisboa. Luís Pires, que é representante da editora no Porto, decidiu lançar o desafio aos responsáveis para se abrir algo semelhante no Porto. E como não queriam ficar “amarrados”, digamos, a uma marca e às actividades que ela desenvolve decidiram criar o “chapéu” de ACASADABOAVISTA: o Chiado Café Literário é parte integrante da casa onde se desenvolvem actividades que vão desde workshops para crianças a jantares temáticos, exposições, concertos e, claro, apresentações de livros — da Chiado e não só.

Os concertos mais intimistas acontecem na sala do café literário. Um ou dois músicos apenas, porque o espaço não dá para mais. É acolhedor, um quadrado flanqueado por janela alta e duas portas-janelas — acesso à varanda e à esplanada traseiras —, com lambril alto a toda a volta e a parede pintada de verde tão verde que há confusão com o pano das mesas de bilhar. O topo do lambril forma prateleiras que, claro, se enchem de livros (os que estão em pé são novos, os deitados são usados mas podem ser vendidos), que, aliás, parecem preencher todas as reentrâncias da sala, que se enche de mesa redondas de madeira e sofás — o balcão fica noutra sala, umbilicalmente ligada a esta por uma porta larga de vidro, sempre aberta, no mais puro estilo Art Déco, a imagem gráfica da casa.

Todo o mobiliário foi resultado do afã de busca por todo o país pelas peças certas — e aqui foi Sofia que liderou, já que o mobiliário antigo e a roupa vintage são as suas paixões, que encontram mais espaço aqui na casa — e de transformações: o balcão do bar, por exemplo, era um antigo livreiro. 

De dentro do balcão não saem só bebidas (lista bem nutrida), saem também petiscos, dos quais se destacam os hambúrgueres, cinco (incluindo um sem pão e carne). Fazem parte da carta do Chiado Café Literário com algumas adições locais, como a francesinha, e surpresas como o vinho da casa, o Chiado Editora, vinho alentejano com Fernando Pessoa na imagem e nas palavras: no rótulo “Boa é a vida, mas melhor é o vinho”, em cada uma um poema diferente.

Nome
ACASADABOAVISTA
Local
Porto, Aldoar, Av. da Boavista, 919
Telefone
966 828 916
Horarios
Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira e Sexta-feira das 12:00 às 00:00
e Sábado das 11:00 às 00:00
e Domingo das 11:00 às 22:00
Website
www.facebook.com/acasadaboavista
--%>