Fugas - notícias

Noma: Comer no melhor restaurante do mundo

Por Ana Brasil

Uma refeição no "melhor restaurante do mundo" não é a coisa mais fácil de se conseguir, o que não é o mesmo que dizer que seja impossível. No Noma de Copenhaga do "chef-rei" Redzepi, um menu custa desde €146 e até se pode reservar para daqui a pouco tempo. É preciso é ter sorte e paciência...

Noma ganha "óscar" de melhor restaurante do mundo (outra vez) seguido de dois espanhóis (Abril de 2011)

Este é o Noma, o melhor restaurante do mundo, por Duarte Calvão (Outubro de 2010)

Noma, o tenrinho derrubou o mestre, por David Lopes Ramos (Abril de 2010)

Cozinha local para cidadãos globais (Abril 2010)

Pelo segundo ano consecutivo no primeiro lugar da lista S. Pellegrino dos 50 melhores restaurantes do mundo, o Noma não tem mãos a medir para todas as reservas que recebe e por isso, o aviso é lançado logo depois de se clicar nessa secção do site oficial: "Caro convidado lamentamos não poder aceitar todas as reservas que recebemos de momento". Fiquemos pelo lado positivo: ainda é possível realizá-las.

Até 16 de Julho, altura em que o Noma fecha para três semanas de férias, pode reservar-se, mas (claro) o restaurante está lotado. As desistências ocasionais servem de incentivo a quem faça questão de provar as iguarias do chefe René Redzepi. O próximo passo será escolher um dia e ingressar na lista de espera para o almoço ou o jantar, quase como quem escolhe os números do Euromilhões, esperando que nessa data abra um buraco na agenda.  

Se tiver mais de oito amigos dispostos a embarcar no próximo voo para Copenhaga, as perspectivas mudam drasticamente. Para grupos entre nove e 15 pessoas, é possível conseguir mesa no Staff Room do Noma - graças a cancelamentos e a um calendário em constante actualização -, por vezes para o próprio dia ou dias seguintes. Esta sala, no primeiro andar, está preparada para receber tanto os funcionários do restaurante como convidados, oferecendo, além desta ambiguidade, uma vista privilegiada sobre o cais de Copenhaga. 

Para os apreciadores de boa comida realmente determinados e com menos de oito amigos, o dia 2 de Maio é a data a memorizar. A partir das 10h00 (09h00 horas em Portugal), o Noma aceitará marcações para o mês de Agosto. Um esquema que se repetirá à mesma hora no dia 1 de Junho para as reservas de Setembro. É a estratégia da administração do Noma para lidar com a chuva de pedidos que chegam de todo o mundo.

Quem pode comer no melhor restaurante do mundo?

Ter o rótulo de " melhor restaurante do mundo" é um pau de dois bicos. Se por um lado não haverá nenhum bon vivant que não tenha o sonho secreto de lá comer, para as carteiras menos recheadas o título equivale a inacessibilidade. A surpresa é que pode não sê-lo.  

Provar a "nova cozinha nórdica" no Noma virá com uma conta que surpreende pela positiva face à notoriedade do restaurante. O menu de almoço que consiste em sete pratos (sendo que aqui a palavra prato é enganadora e pode referir-se a dois camarões vivos servidos num bloco de gelo com molhos à escolha) fica por 146,80 euros, sem bebida.

Para sete pratos, sete bebidas diferentes. O menu vinho inclui sete copos de uma selecção de diferentes vinhos europeus e custa 120 euros. A opção é o menu de sumos onde o preço baixa substancialmente para cerca de metade (53 euros).

Conhecido tanto pela inovação na recolha e selecção dos ingredientes (que se querem nórdicos e sazonais) como pelo uso de tecnologia de ponta e pormenor na sua confecção, o Noma atinge o auge na opção "nassaaq". Aqui os clássicos do restaurante juntam-se às mais recentes invenções com produtos nórdicos num total de doze pratos e de 187 euros. A somar 140 euros para ter o vinho incluído e a experiência completa (planeada para durar cerca de quatro horas).

-> Noma (site oficial)
--%>