Fugas - notícias

Um dos eventos que foram integrados no Allgarve 2011, Portimão Portugal Match Cup

Um dos eventos que foram integrados no Allgarve 2011, Portimão Portugal Match Cup DR

Acabou-se o Allgarve

Por Idálio Revez

O programa Allgarve, uma iniciativa que durava há cinco anos, destinada a promover o destino turístico algarvio, acabou. "Não foi a forma mais correcta de promover a região", justificou a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, citada pela revista Ambitur, no decorrer da visita que fez à Fitur - feira de turismo que terminou ontem em Madrid.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), que também esteve na Fitur, foi apanhado de surpresa. "Só soube pela imprensa", disse António Pina.

O programa Allgarve estava a ser avaliado pela Universidade do Algarve, através de um estudo no valor de 42 mil euros, encomendado pela ERTA. "Pretendemos saber, com rigor, o impacto do programa", justificou António Pina, adiantando que, em breve, o documento será tornado público.

Cecília Meireles antecipou-se ao diagnóstico, deixando uma crítica: "Em alguns casos, confundimos animação com promoção externa de Portugal", justificou. No último ano, o orçamento do programa foi de 4,6 milhões de euros. Os funcionários da ERTA só têm os salários garantidos este mês por via de um empréstimo bancário de 487 mil euros.

António Pina desdramatiza a falta de liquidez com a aprovação do Orçamento do Estado. Porém, reconhece que estão para chegar grandes mudanças na estrutura do organismo. A Associação de Turismo do Algarve, que tem a cargo a promoção externa, deve ser extinta até Junho. A ERTA também vai sofrer uma alteração.

"As duas entidades vão fundir-se numa só e, na minha opinião, faz todo o sentido", comenta António Pina, militante socialista, que defende que, ao contrário do que foi feito no Governo do PS, se "deveria voltar a chamar Região de Turismo do Algarve".

Allgarve: Site oficial | Facebook

--%>