Fugas - notícias

  • Santa Maria Manuela
    Santa Maria Manuela
  • Santa Maria Manuela
    Santa Maria Manuela
  • Santa Maria Manuela, em 2008, em reconstrução em Ílhavos, Aveiro
    Santa Maria Manuela, em 2008, em reconstrução em Ílhavos, Aveiro Adriano Miranda
  • Um marinheiro do Creoula numa imagem de 1999, na base do Alfeite
    Um marinheiro do Creoula numa imagem de 1999, na base do Alfeite Daniel Rocha
  • Creoula
    Creoula Nuno Ferreira Santos
  • Creoula
    Creoula Carla Carvalho Tomás/Arquivo
  • Creoula
    Creoula Rui Faria/Arquivo
  • No Creoula
    No Creoula Carla Carvalho Tomás/Arquivo
  • Creoula
    Creoula Carla Carvalho Tomás/Arquivo
  • Momento da cerimónia em que os dois veleiros entravam no Tejo a 10 de Maio de 1937 (fotografias do jornal
    Momento da cerimónia em que os dois veleiros entravam no Tejo a 10 de Maio de 1937 (fotografias do jornal "O Século") DR
  • Momento da cerimónia em que os dois veleiros se faziam ao Tejo a 10 de Maio de 1937 (fotografias do jornal
    Momento da cerimónia em que os dois veleiros se faziam ao Tejo a 10 de Maio de 1937 (fotografias do jornal "O Século") DR
  • Um acenar ao Creoula, em 2005, na chegada do navio ao cais dos Bacalhoeiros em Ílhavo
    Um acenar ao Creoula, em 2005, na chegada do navio ao cais dos Bacalhoeiros em Ílhavo Adriano Miranda

Veleiros históricos portugueses celebram 75 anos e abrem-se a visitas

Por Fugas

Os grandes veleiros "Santa Maria Manuela" e "Creoula", irmãos gémeos, acabam de celebrar 75 anos e, como parte dos festejos, estão abertos a visitas gratuitas este fim-de-semana na marina do Parque das Nações, em Lisboa.

Os dois grandes veleiros têm uma história comum. Foram ambos construídos num tempo recorde de 62 dias úteis nos estaleiros da CUF (Companhia União Fabril), em Lisboa, em 1937. Estrearam-se nas águas do Tejo a 10 de Maio desse ano, dedicando-se às campanhas do bacalhau ao largo da Terra Nova (integravam a célebre Frota Branca Portuguesa, da qual são os últimos sobreviventes, a par do "Argus" e do "Gazela").

Hoje, têm outras vidas, diferentes mas próximas: o "Santa Maria Manuela" foi renovado e dedica-se ao turismo, o "Creoula" é um navio de treino de mar ao serviço da Marinha Portuguesa.

Este fim-de-semana, no âmbito das celebrações dos 75 anos dos navios (e da comemoração do Dia da Marinha, a 20 de Maio), os veleiros estão na marina do Parque das Nações, em Lisboa, abertos a visitas gratuitas (até dia 13, das 10h às 20h; no dia 11 até às 19h30).

No Verão, estes dois antigos bacalhoeiros portugueses vão participar, ao lado  de cerca de quatro dezenas de grandes veleiros, na etapa lisboeta da regata The Tall Ships Races 2012. O evento decorrerá entre 19 e 22 de Julho e são esperados mais de 2500 tripulantes de diversas nacionalidades.

Santa Maria Manuela

Um dos elementos da célebre "Portuguese White Fleet", um histórico lugre de quatro mastros, com comprimento de 62,83m, construído nos estaleiros da CUF, em Lisboa. Fez-se às águas do Tejo em 10 de Maio de 1937 e participou nas campanhas de pesca do bacalhau à linha até ao início dos anos 90. Em 1993, foi considerado "obsoleto", após três décadas ao serviço da Empresa de Pesca Ribau, em Aveiro, tendo sido "dado para abate", preservando-se apenas o casco.

Chegou a ser criada uma fundação para cuidar do SMM mas só em 2007, com a entrada em cena da empresa Pascoal, que comprou o casco, se iniciou "um longo e bem documentado processo de reconstituição do navio", terminado cerca de três anos depois.

Agora, já não leva pescadores para os Bancos da Terra Nova e Gronelândia: é um Navio de Treino de Mar, dedicado ao turismo, com capacidade para 50 participantes "activos na vida de bordo". É utilizado para "a realização de viagens temáticas de turismo alternativo", "seja a observação de espécies marinhas, exploração de zonas de interesse ambiental, ou a vivência de viagens de importância histórico-cultural como por exemplo a pesca do bacalhau na Terra Nova ou etapas das Descobertas". 

www.santamariamanuela.pt | facebook

 
Creoula


O "Creoula", irmão gémeo do Santa Maria Manuela e outro dos elementos da "Portuguese White Fleet", é hoje em dia um navio de treino de mar (NTM) da Marinha Portuguesa. A sua missão: "proporcionar aos jovens o contacto com o mar e a experiência de uma vida a bordo".

Lugre de quatro mastros, igualmente construído nos estaleiros da CUF, estreou-se também em 10 de Maio de 1937. Ao serviço da Parceria Geral das Pescarias, integrou as campanhas da pesca do bacalhau ao largo da Terra Nova até 1973.

Nos finais da década de 70, decidiu-se que passaria a museu de pesca mas durante a inspecção descobriu-se que o casco estava em óptimas condições. Assim, o Estado decidiu que continuaria a navegar, passando a ser usado como navio de treino de mar.

www.marinha.pt
| facebook

--%>