Fugas - notícias

  • Chalet da Condessa d’Edla: o antes e o depois
    Chalet da Condessa d’Edla: o antes e o depois Rita Baleia
  • Nada mais romântico que chegar de charrete ao chalet
    Nada mais romântico que chegar de charrete ao chalet Rita Baleia
  • As paredes exteriores procuram imitar tábuas de madeira e a cortiça virgem é omnipresente na fachada como elemento decorativo
    As paredes exteriores procuram imitar tábuas de madeira e a cortiça virgem é omnipresente na fachada como elemento decorativo Rita Baleia
  • A sala de jantar era forrada por madeira trabalhada, com cortiça aplicada. Restos do revestimento original estão agora em exposição.
    A sala de jantar era forrada por madeira trabalhada, com cortiça aplicada. Restos do revestimento original estão agora em exposição. Rita Baleia
  • A cozinha comunica com a sala de jantar através de um estreito passa-pratos
    A cozinha comunica com a sala de jantar através de um estreito passa-pratos Rita Baleia
  • A entrada no chalet é feita pela sala de serviço central
    A entrada no chalet é feita pela sala de serviço central Rita Baleia
  • A exposição sobre a recuperação do chalet reparte-se por diversas divisões, incluindo fotografias do antes e pós incêndio ou alguns salvados.
    A exposição sobre a recuperação do chalet reparte-se por diversas divisões, incluindo fotografias do antes e pós incêndio ou alguns salvados. Rita Baleia
  • A Sala das Heras é a primeira divisão a ser restaurada (em obras até ao final do ano)
    A Sala das Heras é a primeira divisão a ser restaurada (em obras até ao final do ano) Rita Baleia
  • A caixa de escadas foi totalmente reconstruída, faltando-lhe ainda parte da pintura mural que faz dela a “jóia do interior”
    A caixa de escadas foi totalmente reconstruída, faltando-lhe ainda parte da pintura mural que faz dela a “jóia do interior” Rita Baleia
  • O primeiro andar é complementado por uma varanda que o envolve totalmente, permitindo vistas para diferentes zonas do parque
    O primeiro andar é complementado por uma varanda que o envolve totalmente, permitindo vistas para diferentes zonas do parque Rita Baleia
  • Os cavalos da raça Ardennais são um ex-libris da Quinta da Pena
    Os cavalos da raça Ardennais são um ex-libris da Quinta da Pena Rita Baleia
  • Rita Baleia
  • A arquitectura do chalet – de influências desconhecidas - é composta pelo rés-do-chão rectangular e um primeiro andar em forma de cruz
    A arquitectura do chalet – de influências desconhecidas - é composta pelo rés-do-chão rectangular e um primeiro andar em forma de cruz Rita Baleia
  • Junto ao edifício encontra-se um conjunto de rochedos, sendo possível caminhar entre eles para descobrir novas vistas para o parque
    Junto ao edifício encontra-se um conjunto de rochedos, sendo possível caminhar entre eles para descobrir novas vistas para o parque Rita Baleia
  • Rita Baleia

Chalet da Condessa em Sintra conquista prémio Europa Nostra

Por Público

O chalé, construído no séc. XIX e aberto ao público em 2011 após recuperação, é um dos quatro projectos portugueses contemplados com o Prémio do Património Cultural da União Europeia.

Os restauros do Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e do chalet da condessa de Edla, em Sintra, são dois dos contemplados com o Prémio do Património Cultural da União Europeia/Europa Nostra, na categoria de Conservação. A Fundação Ricardo Espírito Santo (categoria Contribuição Exemplar) e o Projecto SOS Azulejo (Educação, Formação e Sensibilização) também foram premiados. No total, são 30 os projectos distinguidos a nível europeu, seleccionados de entre quase 200 projectos nomeados. Os vencedores foram anunciados esta terça-feira em Bruxelas.

O chalet da condessa de Edla - que reabriu ao público em 2011, depois de quatro anos de obras de recuperação, é um edifício do séc. XIX mandado construir pelo rei D. Fernando II (que também ordenou a edificação do Palácio da Pena), para Elise Hensler, condessa e cantora suíço-alemã que foi a segunda mulher do monarca. Actualmente, integra o programa de visitas do Parque da Pena.

O júri reconheceu o “elevado charme e importância deste edifício romântico" e ficou impressionado "com o seu meticuloso restauro" após um incêndio em 1999. "O cuidado utilizado para pesquisar da forma mais detalhada a originalidade da madeira e dos trabalhos em estuque, e os detalhes do edifício, bem como a simulação de madeira e os detalhes da cortiça, é extraordinário. O potencial educativo do edifício e da sua envolvente foi totalmente desenvolvido para ser utilizado por instituições educativas a todos os níveis”, continuam os responsáveis da Europa Nostra, uma associação pan-europeia de defesa do património.

António Lamas, presidente do conselho de administração da Parques de Sintra onde fica situado o chalet, considerou "muito gratificante obter um reconhecimento tão importante", salientando que "este foi um projecto muito complexo do ponto de vista da sua preparação e implementação", escreve numa nota enviada ao PÚBLICO.

Ainda na categoria Conservação, foi premiado também o Liceu Passos Manuel, a escola secundária mais antiga de Portugal, inaugurada em 1911 e alvo de uma grande intervenção entre 2008 e 2010.

Sobre a premiada na na categoria Contribuição exemplar, a Fundação Ricardo Espírito Santo - criada como museu-escola com a finalidade de proteger e divulgar as artes decorativas portuguesas e os ofícios com elas relacionadas -, o júri considerou louvável o trabalho de não deixar cair esta arte no esquecimento.

Já o Projecto SOS Azulejo, coordenado pelo Museu de Polícia Judiciária, também captou a atenção do júri, “ao tornar mais fácil a identificação e a recuperação de azulejos roubados”. Este Projecto SOS Azulejo foi criado em 2007 com o objectivo de combater a grave delapidação do património azulejar português que registou um maior número de roubos entre 2000 e 2006.

Das três dezenas de projectos europeus distinguidos com o Europa Nostra, serão ainda escolhidos seis para o Grande Prémio, no valor de dez mil euros. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia em Atenas a 16 de Junho.

__
Leia o artigo completo no PÚBLICO

--%>