Fugas - Vinhos

  • Poliphonia Signature 2008: Grande Medalha de Ouro e declarado melhor tinto a concurso
    Poliphonia Signature 2008: Grande Medalha de Ouro e declarado melhor tinto a concurso DR
  • Uma das grandes medalhas de ouro: Monte das Servas Colheita Seleccionada tinto 2009 (Alentejo, Herdade das Servas, Serrano Mira)
    Uma das grandes medalhas de ouro: Monte das Servas Colheita Seleccionada tinto 2009 (Alentejo, Herdade das Servas, Serrano Mira) DR
  • Uma das grandes medalhas de ouro:  Herdade das Servas Touriga Nacional 2008 (Alentejo, Herdade das Servas, Serrano Mira)
    Uma das grandes medalhas de ouro: Herdade das Servas Touriga Nacional 2008 (Alentejo, Herdade das Servas, Serrano Mira) DR
  • Grande Medalha de Ouro: Encostas de Estremoz Reserva 2009 (Alentejo, Encostas de Estremoz)
    Grande Medalha de Ouro: Encostas de Estremoz Reserva 2009 (Alentejo, Encostas de Estremoz) DR
  • Grande Medalha de Ouro: Monsaraz Premium 2008 (Alentejo, Carmim)
    Grande Medalha de Ouro: Monsaraz Premium 2008 (Alentejo, Carmim) DR
  • Grande Medalha de Ouro: Portal da Águia 2010 (Tejo, Vinho Regional, Quinta da Alorna)
    Grande Medalha de Ouro: Portal da Águia 2010 (Tejo, Vinho Regional, Quinta da Alorna) DR
  • Grande Medalha de Ouro: Palpite 2008 (Alentejo, Vinho Regional, Fita Preta Vinhos)
    Grande Medalha de Ouro: Palpite 2008 (Alentejo, Vinho Regional, Fita Preta Vinhos) DR
  • Grande Medalha de Ouro: Quinta da Lagoalva Castelão & Touriga 2010 (Tejo, Vinho Regional, Lagoalva)
    Grande Medalha de Ouro: Quinta da Lagoalva Castelão & Touriga 2010 (Tejo, Vinho Regional, Lagoalva) DR
  • Grande Medalha de Ouro: Quinta S. Joao Batista 2010 (Tejo, Tomar, Enoport)
    Grande Medalha de Ouro: Quinta S. Joao Batista 2010 (Tejo, Tomar, Enoport) DR
  • DR
  • Foto de grupo dos participantes na prova
    Foto de grupo dos participantes na prova DR/CMB
  • O salão de provas
    O salão de provas DR/CMB
  • DR/CMB
  • DR/CMB
  • DR/CMB
  • DR/CMB

Concurso mundial de vinhos declara alentejano Poliphonia o melhor tinto

Por Fugas

Poliphonia Signature 2008. É este o melhor vinho tinto segundo os jurados do Concurso Mundial de Bruxelas, uma das maiores competições de vinhos do mundo. Na segunda, a organização anunciou os premiados e confirmou a vitória deste vinho alentejano, assinado pela Granadeiro. Portugal soma dez Grandes Medalhas de Ouro (todas para Alentejo e Tejo), perto de uma centena de medalhas de ouro e mais de centena e meia de prata.

MAIS
16.05.2012 - O premiado Poliphonia estará à venda nos próximos dias
15.05.2012 - Os bons resultados dos vinhos portugueses no Concurso Mundial de Bruxelas


O Poliphonia Signature 2008 foi considerado o Melhor Tinto 2012 pelos jurados do Concurso Mundial de Bruxelas. A competição, uma das maiores do mundo, reuniu, entre 4 e 6 de Maio em Guimarães, um painel de provas internacional com membros de 48 países. No total, estiveram em análise 8397 vinhos e espirituosos de produtores de 52 países.

Portugal foi o quarto país que mais vinhos enviou: 925 amostras, das quais 552 eram vinhos tintos. A grande maioria era proveniente da região do Douro e Vinho do Porto (241), que, para surpresa de muitos, ficou de fora das Grandes Medalhas - o Alentejo enviou 194.

O vinho tinto alentejano elevado a melhor a concurso, o Poliphonia Signature 2008, é originário de vinhas de Reguengos de Monsaraz e São Mansos (ambas as localizações no distrito de Évora), sendo da autoria da Granadeiro Vinhos, de Henrique Granadeiro, que tem como enólogo Pedro Baptista.

É um vinho engarrafado há cerca de dois anos, um dos topos-de-gama da chancela, e que possui “bastante estrutura e bastante concentração", disse o enólogo à Lusa. "Evolui muito bem em garrafa", sublinhou.

A série a que pertence este tinto, vinhos Poliphonia, homenageia "um dos mais ilustres proprietários do Monte dos Perdigões" (onde está instalada a adega da marca), o compositor Luís de Freitas Branco, que por ali viveu por volta de 1920 e onde compôs diversas obras. Os Poliphonia, refere a Granadeiro Vinhos, "representam, em toda a linha, a visão do autor recorrendo às vinhas mais velhas" das propriedades.

O vinho, a partir das castas Alicante Bouschet e Syrah, tem maturação em carvalho francês ("18 meses em barricas novas de carvalho francês seguido de um ano em garrafa") e é resumido como possuidor de "aroma de grande complexidade e boa intensidade dominado por notas de fruta em compota, réglisse, pimenta preta e cera de móveis, "na boca apresenta muito boa estrutura, com taninos maduros e sedosos". Um "vinho de grande elegância", com final "longo e equilibrado", lê-se na informação sobre o Poliphonia.

O enólogo Pedro Baptista, que se especializou em enologia em França (na École Supérieure d´Oenologie em Montpellier), está na empresa desde 2002 , tendo iniciado os seus trabalhos na Fundação Eugénio de Almeida na vindima de 1994. Conta com a enóloga Margarida Barrancos Vieira como colaboradora e é, actualmente, o responsável pelos vinhos de ambas as empresas, além de enólogo da Adega da Cartuxa.

A ligação de Pedro Baptista a Granadeiro já data dos tempo da Fundação, visto que Henrique Granadeiro, desde 2001 na liderança do projecto Granadeiro Vinhos, esteve antes à frente da Eugénio de Almeida no lançamento de vinhos muito celebrados, casos dos Cartuxa ou Pêra-Manca.


Vencedores do 19.º Concurso Mundial de Bruxelas

Melhor Tinto: Poliphonia Signature 2008 (Vinho Regional / Alentejo - Portugal) 
Melhor Rosé: Theopetra Estate Rosé 2011 (Meteora - Grécia)
Melhor Branco: Hacienda Zorita Verdejo 2011 (Rueda - Espanha)
Melhor Espumoso: Joly-Champagne Cuvée Spéciale (Champagne - França) 
Melhor Espirituoso: La Botija Pisco Italia 2011 (Chincha - Peru) 
Melhor Vinho Doce: Samos Nectar White 2008 (Samos - Grécia) 

--%>