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Hyundai Tucson, o SUV que quer reunir elegância a robustez

Por Carla B. Ribeiro

O novo Hyundai Tucson chegou no fim de Janeiro para ocupar o lugar ix35 e entrar numa guerra de gigantes. Entre os seus muitos rivais, Nissan Qashqai, Renault Kadjar e Peugeot 3008.

 

 

Está a tornar-se o segmento mais concorrido, do qual todas as marcas querem tirar uma fatia. E o filão dos SUV compactos, no qual o Qashqai permanece como líder, cresceu neste início de ano: o Hyundai Tucson está à venda desde 22 de Janeiro a partir de 25.800 euros, para o modelo a gasolina, beneficiando de uma campanha de lançamento.

Com 4475mm de comprimento, 1850mm de largura e 1645mm de altura, chega maior que o seu antecessor ix35, embora mais baixo — é 6,5cm mais comprido e 3,0cm mais largo, tendo perdido 2,0cm na altura. Já a habitabilidade é superior àquela que o carro que substitui, tirando partido de uma distância entre eixos de 2670 mm. Na bagageira conseguem-se arrumar 513 litros desde que se opte pelo kit de reparação de pneus no lugar de um sempre mais aconselhável pneu de emergência, que reduz o espaço para uns ainda confortáveis 488 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade cresce para 1503 litros.

O novo Tucson é apresentado como um carro que alia a “elegância” de uma viatura urbana à “robustez” de um SUV, recorrendo a “refinadas e fluídas superfícies, proporções ousadas, linhas vincadas e a inclusão da nova geração da grelha hexagonal”. Por dentro, a equipa de design de interiores da Hyundai não descurou os pequenos detalhes, utilizando materiais suaves ao toque e criando uma nova disposição horizontal da consola central de forma a transmitir uma sensação de espaço.

Apresentando um novo chassis, concebido especificamente para a Europa, o Tucson pretende distinguir-se pelo conforto a bordo e pela dinâmica da condução. Também a direcção é nova, para que seja mais “precisa e directa”, enquanto a suspensão e os amortecedores tiveram uma afinação específica para o Velho Continente: a suspensão dianteira é do tipo McPherson, com novas molas de ressalto e quatro casquilhos montados na subestrutura para aumentar o conforto e reduzir os níveis de ruídos, vibrações e aspereza; a traseira multilink foi melhorada para elevar a qualidade global da dinâmica do modelo.

De acordo com a Hyundai, também o sistema de travagem foi melhorado com a inclusão de discos maiores (305mm à frente e 302mm atrás), enquanto o desempenho em curva foi melhorado com o Controlo Avançado de Tracção em Curva. Já a nova função de Selecção de Modo de Condução, para as versões com transmissão automática (a Hyundai estreia nos seus SUV a caixa automática de dupla embraiagem e sete relações), permite optar entre dois modos de condução: Normal e Desportivo.

O Hyundai Tucson apresenta-se ao mercado nacional com duas distintas motorizações: o 1.6 GDI de 132 cv, a gasolina, e o 1.7 CRDi de 115 cv, a gasóleo. O primeiro, disponível em dois níveis de equipamento (Creative e Executive) e apenas com tracção 4x2, debita um binário máximo de 161 Nm às 4850rpm, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 11,5 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 182 km/h. De acordo com a marca coreana, o consumo médio fixa-se nos 6,3 l/100km e as emissões de CO2 nos 147 g/km.

Já o bloco diesel, onde recai a maior aposta da casa de Seul para o mercado português, surge também apenas com tracção dianteira, dispondo de um binário máximo de 280 Nm, entre as 1250 e as 2500rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 13,7 segundos e a velocidade máxima é de 176 km/h. Com tecnologia stop-start, e paragem e arranque automáticos do motor, o consumo médio é anunciado nos 4,6 l/100km e as emissões em 119 g/km. O propulsor a gasóleo é comercializado com três níveis de equipamento: Creative, Executive e Premium. Ambos os modelos são classe 1 nas portagens, desde que equipados com Via Verde.

Está prevista ainda a comercialização de uma mais potente motorização diesel, 1.7 CRDi de 141cv, também 4x2, mas equipada com a nova transmissão automática. No entanto, para esta, há que aguardar por Maio.

Ao nível da segurança, o Tucson passou com distinção nos testes Euro NCAP, o organismo europeu independente, com 86% na segurança dos ocupantes adultos, 85% na dos ocupantes crianças, 71% na dos transeuntes e 71% da dos dispositivos auxiliares. A contribuir para as cinco estrelas, a possibilidade de equipar o Tucson com sistema de Travagem Autónoma de Emergência (AEB), que recorre a sensores de radar e à câmara e que tanto detecta peões (até 70 km/h) como outros veículos (até 180 km/h); o sistema de Assistência na Faixa de Rodagem (LKAS), que avisa o condutor de forma sonora e visual antes de induzir uma força correctiva no volante para o ajudar a orientar o veículo; Câmara de Ângulo Morto (BSD), que recorre tabém ao radar; sistema de Alerta de Cruzamentos na Traseira do Veículo (RCTA), que consegue controlar uma área de 180 graus em torno da traseira do veículo. Outras funções de segurança incluem Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) e Informação de Limite de Velocidade, identificação dos sinais de trânsito, Capot Activo (AHS), que amortece o impacto numa colisão frontal.

O carro beneficia da habitual garantia de cinco anos da marca sem limite de quilómetros, sendo que, até 31 de Março, além de uma campanha de desconto, sem ou com financiamento, inclui manutenção programada durante cinco anos ou cem mil quilómetros.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Motorizações                   Ac. 0-100km/h  Veloc. Máx.       Cons. Médio      Emis. CO2           Preço*

 

Gasolina

 

1.6 GDI 4x2 MT (132cv) 11,5s     182 km/h            6,3 l/100km        147 g/km            28.105€

 

Gasóleo

 

1.7 CRDi 4x2 MT (115cv)               13,7s     176 km/h            4,6 l/100km        119 g/km            31.107€

 

* preços excluindo campanha de lançamento, válida até 31 de Março: sem financiamento há desconto de 2300€; com financiamento, o desconto cresce para 4550€

 

 

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